Qualificando a rede de atendimento do sistema público de saúde, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), celebra a conquista do selo estadual inicial “Hospital Amigo do Idoso” pelos hospitais do Vicentino (Vila São Jorge) e Dr. Olavo Horneaux de Moura (Humaitá). A certificação reconhece a implementação de ações e protocolos voltados à melhoria do serviço prestado a pessoas com mais de 60 anos, consolidando práticas de atendimento humanizado e acompanhamento contínuo aos pacientes.
O Município aderiu ao programa estadual em 2021 e, desde então, desenvolve uma série de políticas voltadas a esse público. Entre as iniciativas estão a criação do Conselho Municipal do Idoso, a inclusão de ações de garantia de direitos da pessoa idosa nos planos municipais e a ampliação da cobertura vacinal para a população acima dos 60 anos.
Agora, a Administração estuda novas implementações para alcançar os selos intermediário e, posteriormente, pleno. Para isso, serão necessários o aprimoramento das ações já desenvolvidas e o cumprimento de novos critérios estabelecidos pelo programa.
A secretária da Saúde, Michelle Santos, destacou o trabalho humanizado adotado pelo Município como elemento decisivo para a conquista. “É um grande feito para as nossas unidades. Agora, teremos novos protocolos e melhorias na qualidade assistencial ao idoso. Isso reforça nosso compromisso com a excelência no cuidado com a população acima dos 60 anos”.
Selo Amigo do Idoso
Lançado em 2012, o programa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo tem como objetivo incentivar políticas inovadoras e acessíveis para a população idosa, com certificações nas categorias inicial, intermediária e plena.