Proporcionar momentos de alívio emocional, redução do estresse e melhora do bem-estar. Esses são alguns dos objetivos da terapia assistida por cães, que acontecerá nesta quarta-feira (26), às 10h, no Hospital do Vicentino (Av. Minas Gerais, 19 - Vila São Jorge). A ação é uma parceria da Prefeitura de São Vicente com o Instituto Adimax.
A visita ocorrerá nas enfermarias do hospital, local onde os pacientes estão internados. Os cães, Mel e Boris, da raça Golden Retriever, são treinados e habilitados pelo instituto Adimax para realizar atividades de terapia assistida. Eles serão acompanhados por um responsável da ONG e pelo serviço de psicologia do hospital.
A proposta é que as visitas sejam realizadas uma vez por mês, de acordo com as datas passadas pela organização. O principal objetivo é avaliar o impacto que essa ação terá nos pacientes, como explica a psicóloga do Hospital, Ana Martha Falzoni:
“A presença de cães terapeutas tem demonstrado benefícios significativos no processo de recuperação de pacientes hospitalizados. Estudos indicam que a interação com animais pode reduzir níveis de ansiedade, melhora no humor e promover uma sensação de calma e alegria. O impacto desse projeto no Vicentino será monitorado por meio de feedbacks dos pacientes e profissionais da saúde, além da observação direta dos efeitos emocionais e comportamentais”.
"Levar esse projeto para os pacientes é uma outra maneira de ajudá-los a passar pelo tratamento. Poder ter uma companhia em um momento como esse faz toda a diferença. Ainda mais quando são dois pets lindos que o instituto Adimax está levando para a nossa unidade. Vamos monitorar os resultados dessa ação, e a expectativa é de que possamos realizar mais vezes", ressaltou a secretária da Saúde, Michelle Santos.