Ao lado de lideranças de grandes capitais do Brasil, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, participa, entre esta segunda (3) e quarta-feira (5), do Fórum Global de Líderes Locais, encontro no Rio de Janeiro cuja finalidade é debater pautas a serem apresentadas na COP30 – evento mundial de enfrentamento às mudanças climáticas, promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Na Reunião Geral da FNP (Frente Nacional de Prefeitos) nesta terça-feira (4), o chefe do Executivo vicentino, compondo a mesa com os prefeitos Eduardo Paes (RJ), Bruno Reis (Salvador/BA) e Topázio Neto (Florianópolis/SC), anunciou um investimento de US$ 1 milhão para soluções climáticas em âmbito global, fruto de parceria entre a FNP e a Rede C40 de Cidades para Liderança Climática – composição de prefeitos do Mundo inteiro no combate ao aquecimento global.
De forma descontraída, Kayo Amado abriu o discurso puxando o gancho para o fato de São Vicente ser a primeira cidade do Brasil, estando lado a lado com o prefeito da primeira capital (Salvador). Durante sua fala, Eduardo Paes, em tom divertido, interveio: “Mas só o Rio foi capital da Colônia, do Império e da República”.
“É uma parceria que visa construir uma governança entre os governos estaduais e municipais com o Federal para discutir projetos de justiça climática. Uma grande parceria entre a FNP e a C40. É mais uma oportunidade de construção de alianças globais para discussão das mudanças climáticas envolvendo as cidades nesse debate. Trouxemos à reunião temas extremamente importantes, como reforma tributária e planejamento de cidades. Se tem discussão de solução, tem São Vicente buscando todos os dias melhorar a vida das pessoas”, ressaltou o prefeito de São Vicente.
A iniciativa anunciada pelo prefeito é estruturada em quatro eixos:
1. Radar do Federalismo Climático no Brasil, que monitorará as políticas públicas;
2. engajamento dos prefeitos em fóruns nacionais e internacionais;
3. assistência técnica para projetos de mobilidade urbana com baixos índices de carbono e resíduos sólidos;
4. Coalizão Dusa, iniciativa com o propósito de fortalecer a agenda de desenvolvimento urbano sustentável na região amazônica.
COP30
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes – COP30) será de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). O evento reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir o futuro do planeta, por meio de ações para combater as mudanças climáticas.