Na manhã desta quinta-feira (16), 52 pessoas, entre alunos do curso técnico de Administração e Logística da Escola Estadual Esmeraldo Tarquínio e inscritos no programa Facilita (Jardim Rio Branco), participaram de uma palestra no Facilita São Vicente sobre as oportunidades de carreiras no Porto de Santos. A atividade foi ministrada pelo presidente da Fundação Cenep (Centro de Excelência Portuária), Caio Teissiere Moretti, especialista no setor portuário.
A ação teve como objetivo apresentar informações sobre o setor logístico do Porto de Santos, a atuação da Fundação Cenep e as diversas oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional no setor portuário. Durante a apresentação, Caio Teissiere destacou o papel crucial do Porto de Santos na economia brasileira e as opções de carreira que ele oferece, principalmente para jovens e profissionais em início de carreira.
Além disso, a Fundação Cenep ofertou 30 vagas gratuitas para cursos técnicos relacionados ao setor, e os participantes da palestra terão suas inscrições analisadas pela Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre), de acordo com o interesse de cada um e as vagas disponíveis.
Para complementar a formação dos interessados, foi anunciado pelo presidente da Cenep o convite para uma visita técnica ao Porto de Santos, que será organizada pela Setre e pela Fundação Cenep, oferecendo aos participantes uma experiência prática e a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do maior porto da América Latina.
Os depoimentos de participantes da palestra destacaram o impacto do evento, com muitos expressando entusiasmo com as possibilidades de formação e desenvolvimento profissional, bem como a importância do Porto de Santos para o crescimento da região e do Brasil.
Fernanda Santana Nascimento, aluna do curso técnico de administração, ressaltou a importância da participação na palestra. “Foi uma experiência muito importante para sabermos como entrar nesse mercado de trabalho tão competitivo. Gostei bastante, aprendi muito!”.
Já Isabely Oliveira de Lima, de 17 anos, demonstrou bastante interesse pela área e comentou entusiasmada: “Tenho muito interesse na área. Poder participar desta palestra abriu ainda mais meu horizonte para o mercado portuário. As pessoas precisam se informar mais para que saibam que a nossa região é rica em oportunidades!”.
“Aproximar esses jovens de oportunidades concretas é de extrema importância, despertando desde cedo o interesse da inserção no mercado de trabalho na área portuária”, destacou a secretária adjunta de Emprego, Trabalho e Renda, Mônica Geny.
“Quero agradecer a oportunidade e a parceria com a Prefeitura. O objetivo é exatamente esse: levar as instituições de ensino, do Porto, a Fundação Cenep, as empresas, e apresentar aos jovens esse universo portuário, mostrando todas as oportunidades que disponibilizamos para eles, para que possam fazer a diferença no futuro. Parabéns a todos que participaram!”, finalizou o Presidente da Fundação Cenep, Caio Teissiere Moretti, especialista no setor portuário.
Por Rafael Dias