A Secretaria de Educação de São Vicente realizou nesta quinta-feira (20), uma formação para os estagiários que atuam no atendimento a alunos com deficiência na rede municipal. O treinamento reuniu cerca de 120 estudantes universitários, que receberam orientações sobre acompanhamento em sala de aula, suporte aos professores e estratégias para promover a inclusão.
Durante o encontro, foram abordados temas como comportamento em sala de aula, estratégias para auxiliar crianças em crise e procedimentos para acompanhamento em atividades no ambiente escolar. A formação visa preparar os estagiários para garantir um ambiente mais acolhedor e inclusivo para os alunos.
Para a coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva, Fabiana Gois, a experiência no dia a dia das escolas representa um grande aprendizado para os futuros professores.
"Essa vivência contribui para a formação desses estudantes, que em breve serão licenciados na área da Educação. O trabalho dentro da escola permite que desenvolvam habilidades essenciais e, sem dúvida, será um diferencial na trajetória profissional de cada um", destacou.
Para Cristiane Cunha, estagiária da EMEI Edmundo Capellari, a formação é fundamental para que os estagiários aprendam a lidar com situações dentro das escolas. “Muitas crianças com autismo estão presentes nas salas de aula e, como estagiários, precisamos aprender a interagir com elas de forma adequada”, afirma.
Novas formações serão realizadas ao longo do ano para continuar aprimorando o atendimento aos alunos.
Por - Samanta Mercadante