Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de São Vicente, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), em parceria com a ONG Gerando Amor, realizou mais uma edição solidária nos bairros, desta vez no Jóquei Clube, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. Diversos serviços de difícil acesso foram disponibilizados à população, como o atualização no CadÚnico para inserção de dados em programas sociais, e emissão de segundas vias de documentos como certidão de nascimento, RG, além de solicitação de testes de DNA e atestados de óbito.
A Secretaria da Saúde (Sesau) também marcou presença, oferecendo vacinação, testagem para hepatite, HIV e sífilis, além de distribuição de preservativos e ações de conscientização sobre saúde bucal e prevenção da dengue.
Às 14h30, a enfermeira Melina Cruz ministrou a palestra "Entre Elas", abordando a campanha de combate à pobreza menstrual, acompanhada da distribuição de absorventes. Deise Neves Vieira, gerente de uma farmácia, comentou sobre a importância da ação: "Nosso intuito também é trazer informações sobre o Programa de Dignidade Menstrual, no qual o governo disponibiliza absorventes gratuitamente, em algumas drogarias".
Depois, as psicólogas Alessandra Almeida e Mariana Medeiros conduziram a palestra "Maternidade", com foco na divulgação do Programa ‘Acolhe Mãe’. Em seguida, foi realizada a abertura do Cabide Solidário, que disponibiliza roupas de forma gratuita para a população.
Em parceria com o grupo RD Saúde, as drogarias Raia e Drogasil ofereceram absorventes gratuitos. Para ter acesso, é necessário realizar o cadastro no CadÚnico, e a retirada pode ser feita em qualquer farmácia credenciada no Programa Farmácia Popular do Brasil. Podem participar pessoas com idades entre 10 e 49 anos inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até R$218 ou estudantes de baixa renda da rede pública, além de pessoas em situação de rua. Cada beneficiário tem direito a 40 unidades de absorventes higiênicos, suficientes para dois ciclos menstruais (56 dias).
A moradora Raquel Rodrigues compartilhou sua experiência com o atendimento. “Foi muito prático. Consegui fazer meu RG e pude trazer meu filho para ser imunizado, pois ele estava com quatro vacinas atrasadas. Trazer o projeto para cá facilitou muito a minha vida, afinal, eu teria que me deslocar até o local de atendimento. Foi muito bom poder resolver tudo aqui”.
A presidente do FSS-SV, Thainã Amado, destacou o impacto da ação. "Levar o serviço de cidadania aos bairros é levar solidariedade até a porta de cada morador. O Fundo Social de Solidariedade Mais Perto de Você é uma iniciativa que busca proporcionar mais qualidade de vida e dignidade aos cidadãos. São diversos os relatos de pessoas que, por meio dessa ação, passaram a ter acesso a uma série de serviços públicos e garantias. Seguiremos visitando cada bairro da cidade, com o objetivo de levar amor e solidariedade aos vicentinos".