A primeira cidade do Brasil, São Vicente, é repleta de belezas e espaços projetados para o lazer de todos. Seu ambiente proporciona uma experiência única de contato com paisagens praianas deslumbrantes e áreas de lazer, oferecendo diversão para todas as idades. A cidade agrada, tanto moradores quanto visitantes que vem em busca de tranquilidade e prazer visual. Com a combinação perfeita de mar, praia e montanhas, São Vicente é o local ideal para quem deseja se conectar com a natureza ou se divertir ao máximo com toda a família.
Com o objetivo de proporcionar um ambiente cada vez mais agradável e inesquecível, a atual gestão tem se dedicado intensamente ao projeto "São Vicente de Cara Nova". Essa iniciativa busca revitalizar a região centro-praia, promovendo a renovação de espaços públicos e criando novos atrativos turísticos.
Através desse esforço, pretende-se não só melhorar a infraestrutura local, mas, também, tornar a cidade um destino ainda mais acolhedor e atrativo, valorizando seu potencial turístico e cultural e oferecendo uma experiência única para todos que a visitam.
Alguns dos principais pontos turísticos que já podem ser apreciados são:
Parque da Juventude
Localizado na orla da Praia do Itararé, o Parque da Juventude é o lugar ideal para os amantes de esportes radicais. O local conta com uma pista de skate street park, com obstáculos que simulam a experiência de rua, incluindo corrimões e rampas. Também possui uma pista de skate bowl, com formato de piscina e cerca de 3 metros de profundidade, com paredes que fazem 90º com o chão. Além disso, há uma quadra de basquete e um playground, garantindo diversão para crianças e jovens de todas as idades.
Píer do Pelé
O Píer do Pelé, localizado na orla do Gonzaguinha, se tornou um atrativo turístico mundial, com visitas de grandes astros do esporte. O local oferece uma vista inigualável e conta com uma escultura de Pelé, eternizando seu icônico 'soco no ar', marca registrada do atleta do século em suas comemorações após cada gol. Idealizado pelo prefeito Kayo Amado, santista apaixonado, o atrativo surgiu com a finalidade de perpetuar a imagem do maior expoente da história do futebol, destacando a importância de Pelé para a Baixada Santista e transmitindo seu legado para as futuras gerações.
Fonte das Crianças
Situada na Praça Tom Jobim, na orla do Gonzaguinha, a Fonte das Crianças é uma das melhores atrações para os pequenos. O chão conta com a imagem de uma rosa dos ventos, representando as direções norte, sul, leste e oeste, usada historicamente para auxiliar nas navegações que culminaram na fundação da Vila de São Vicente. À noite, o local se transforma com o show de luzes, que ilumina os jatos de água disparados do solo. A Guarda Civil Municipal (GCM) mantém vigilância constante no local, garantindo a segurança das famílias e crianças que visitam a área.
A atração está disponível nos seguintes horários:
- Segunda, quarta e sexta: das 18h às 20h
- Sábado e domingo: das 10h às 12h, das 14h às 16h e das 18h às 20h
Píer dos Apaixonados
Localizado na Praia do Gonzaguinha, o Píer dos Apaixonados é o local perfeito para casais românticos. Com uma vista deslumbrante da baía, o espaço é acolhedor e instagramável, oferecendo um banco em formato de coração, criando momentos inesquecíveis para todos os casais.
Praça da Bíblia
Situada na Avenida Newton Prado (Morro dos Barbosas), a Praça da Bíblia oferece uma vista inigualável de uma das baías mais lindas do Brasil. Além disso, a praça possui área de contemplação, acessibilidade, monumento religioso e descrições de passagens bíblicas, tornando-se, além de um ponto turístico, um grande acervo para celebrações e manifestações de fé.
O Prefeito Kayo Amado, ao recordar as etapas vencidas para colocar São Vicente em um novo patamar de desenvolvimento, afirmou: "É um local único, onde podemos refletir e manifestar nossa fé. Aos poucos, esses espaços criados estão tomando forma. Há cinco anos, não existiam o Píer dos Apaixonados, o Píer do Pelé, nem a Praça da Bíblia. Hoje, estamos revitalizando todo o eixo centro-praia, dando vida a espaços que estavam abandonados."
Em breve, novas atrações - Além dos pontos turísticos já visitáveis, São Vicente conta com novas atrações que estarão disponíveis em breve:
Rua Japão
Inaugurada em agosto de 1998, a Praça Kotoku Iha marca o início da Rua Japão, uma área conhecida como uma vila de pescadores. O local foi transformado em um recanto japonês devido à união de São Vicente com a cidade de Naha, na Província de Okinawa, Japão, que se tornou cidade-irmã. A área é famosa por seu portal de entrada e a pedra da sorte. Após a reinauguração de sua primeira parte, a Rua Japão está passando pela segunda fase de revitalização, com obras em andamento para criar um ambiente que evoque ainda mais a cultura japonesa.
Biquinha
As obras de reforma na Praça Biquinha já estão em andamento, com um investimento de R$10 milhões, financiado pelo Dadetur. As melhorias incluem a reconstrução dos quiosques e a troca do piso da praça, com foco em acessibilidade e segurança.
Monumento 500 Anos
Localizado no topo da Ilha Porchat, o Monumento 500 Anos é dedicado ao Descobrimento do Brasil. Inaugurado em 2002 e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o monumento oferece uma vista privilegiada das praias de São Vicente e Santos. Uma curiosidade: sua posição aponta diretamente para uma linha imaginária em direção ao Congresso Nacional em Brasília. O local passará por obras de revitalização em breve.
Praça 21 Irmãos Amigos
A Praça 21 Irmãos Amigos será revitalizada, com troca de piso, reforma dos mastros, do mobiliário urbano e a construção de uma edificação de apoio ao turista, que fornecerá informações sobre as belezas naturais da cidade. Além disso, será reestruturada parte da subida da Ilha Porchat, com reformas no piso, escadaria e novo paisagismo. O Memorial dos 500 Anos, projetado por Niemeyer, também será reformado, com melhorias no acesso e nos sanitários.
O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexsandro Ferreira, comentou sobre as novas obras: "A alegria de um arquiteto e urbanista é ver as pessoas aproveitando o espaço. Estamos realizando uma série de urbanizações para fomentar o turismo e o lazer, sempre respeitando as características de nossos outros pontos turísticos, com foco na baía e nas paisagens naturais."
Nos últimos cinco anos, o turismo em São Vicente cresceu 50%, com base em dados de movimentação das estradas da Ecovias. Isso é um verdadeiro orgulho para a atual gestão, que busca tornar a primeira cidade do Brasil um local memorável para todos que decidirem visitá-la.
Para mais informações sobre as atrações, acesse o site oficial da cidade: https://www.saovicente.sp.gov.br/hotsites/visite-sao-vicente.