Visando fomentar o empreendedorismo e oferecer mais qualidade de vida, a equipe da UBS Catiapoã iniciou, nesta sexta-feira (28), uma aula de confeitaria com chocolate, com o objetivo de proporcionar uma renda extra para as pacientes da unidade durante o mês de abril, com a chegada da Páscoa.
Idealizado pela enfermeira e responsável técnica da UBS, Nicete Valentim, e pela técnica de enfermagem Caroline Oliveira, o projeto “Cozinhaterapia” busca oferecer novos ensinamentos às pacientes, incentivando o empreendedorismo feminino.
“As atividades do mês da mulher sempre se concentram em questões de qualidade de vida e saúde, muitas vezes esquecendo que as mulheres também são provedoras do lar. Por isso, tivemos a iniciativa de oferecer, a cada dois meses, aulas de culinária que possam ajudar essas mulheres a empreender”, explica a enfermeira. “Criamos essa ideia porque sabemos que muitas mulheres aqui da unidade não possuem uma fonte de renda. Além disso, queremos estreitar o vínculo entre a unidade e a comunidade”, acrescenta Nicete.
“Para mim, o chocolate representa uma fonte de renda extra. No entanto, se você realmente se dedicar, pode se tornar uma fonte de rendimento principal. É muito importante trazer essa possibilidade para as mulheres da comunidade, ajudando-as a melhorar a renda familiar”, explica Caroline Oliveira, técnica de enfermagem e professora da aula de Cozinhaterapia.
Durante a aula, foram apresentados os utensílios necessários para iniciar a produção de chocolates, juntamente com o custo de cada ingrediente. As participantes aprenderam sobre os utensílios essenciais para o processo, como preparar o chocolate no fogo e no micro-ondas, como moldar os chocolates e o modo correto de desenformá-los. Também foi ensinado o processo de embalagem e armazenamento adequado dos produtos.
A paciente Vânia Oliveira foi uma das mulheres que adorou a aula e aproveitou bastante. “Isso é tudo o que a gente precisa aqui em São Vicente, atividades ocupacionais para nós, donas de casa. É muito bom, até mesmo como uma terapia. Fugir da rotina é essencial, e nós, donas de casa, precisamos disso. Vai gerar um dinheirinho e será uma boa fonte de renda extra.”
Estefani Carvalho, também participante da aula, destacou a importância da iniciativa. “Ajuda muito, porque o custo para começar a produzir esses doces com chocolate não é tão alto, e é uma ótima maneira de ganhar uma renda extra para ajudar em casa”, explica a paciente.