Reunindo autoridades e órgãos ligados ao setor, a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social em São Vicente traz à tona a discussão de políticas públicas em prol da melhoria na oferta dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que, em 2025, completa 20 anos. Com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o evento foi iniciado na noite de quinta (26), na Associação Comercial (Bitaru), e segue até esta sexta-feira (27), com realização na Igreja Presbiteriana (Avenida Capitão-Mor Aguiar, 612 - Centro), até às 17h.
Com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Jailton Jatobá, do secretário-adjunto João Guilherme, do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Elionai Santos Silva, conselheiros, técnicos da rede socioassistencial e representantes da sociedade civil. A abertura contou com uma palestra ministrada pela assistente social e docente na Unifesp Baixada Santista - Gisele Bovolenta, que abordou o eixo temático “Construção, Proteção Social e Resistência”, apresentando dados e reflexões sobre os desafios contemporâneos para a efetivação da política da assistência social.
A etapa municipal tem como objetivo principal promover a avaliação da Política de Assistência Social no município, a partir da escuta qualificada de usuários, trabalhadores, entidades socioassistenciais e gestores, além de propor diretrizes para o aprimoramento do SUAS.
“É uma luta contínua que engloba poder público e sociedade civil. Vivemos em um país com alto índice de vulnerabilidade social, e precisamos planejar de forma estratégica esse trabalho”, ressaltou a especialista.
O secretário de Desenvolvimento Social, Jailton Jatobá, enalteceu o engajamento da sociedade na discussão do tema. “A conferência é um espaço democrático para que possamos consolidar ainda mais projetos para beneficiar a população. Felicidade imensa em poder contemplar a participação das pessoas em prol de quem mais precisa”.
Ativista na pauta da assistência social desde os 13 anos de idade, o presidente do CMAS, Elionai Santos Silva, destacou a importância desse trabalho conjunto na construção de projetos para contemplar as pessoas atendidas pelo Suas. “Há três anos sou presidente do conselho, e tenho acompanhado tudo que vem sendo desenvolvido na política de assistência social. Agora nosso objetivo é ouvir o cidadão, quem usufrui dos nossos serviços e, claro, os profissionais que atuam nesse meio. Contem sempre com o CMAS nessa luta”.
Na realização desta sexta-feira, o encontro consolida as pautas a serem debatidas e os representantes do Município na Conferência Estadual, realizada entre 11 de agosto e 17 de outubro, em São Paulo, conforme o cronograma da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social.
Realizada até às 17h desta sexta-feira (27), a etapa municipal é aberta ao público.