Na manhã desta terça-feira (29), a Unidade Educacional Nilton Ribeiro (Japuí) promoveu uma atividade especial que arrancou risadas e incentivou o raciocínio rápido entre os alunos: o tradicional quadro “Torta na Cara”, inspirado no programa televisivo “Passa ou Repassa”, sucesso desde 1988.
A dinâmica, que desafia os participantes com perguntas de conhecimentos gerais, premia quem acerta e diverte mais ainda quem erra, com uma torta de espuma no rosto. A proposta fez parte da programação da semana de retorno às aulas, organizada para motivar os alunos e tornar o ambiente escolar mais acolhedor após o recesso.
O estudante Luiz Henrique Nogueira, de 10 anos, foi um dos participantes da brincadeira e contou que, apesar da ansiedade, a experiência foi muito positiva. “Na hora eu fiquei nervoso, porque achei que ia tomar uma tortada, mas foi legal. As perguntas estavam boas, foi aprovado!”, comentou o aluno com um sorriso no rosto.
De acordo com a professora Graziella Amorim, que ajudou na execução da atividade, a receptividade por parte dos alunos foi imediata. “É uma atividade diferenciada para testar os conhecimentos. E é bem aceita por eles, porque têm o divertimento, a competição. Eles abraçam e querem participar todas as vezes”.
A diretora da unidade, Silvia Regina Lima, explicou que a ideia do “Torta na Cara” faz parte de uma tradição da escola. “Todo ano fazemos essa atividade. Dessa vez, resolvemos incluí-la na programação de volta às aulas justamente porque sabemos que os alunos ainda estão retomando o ritmo, e essa é uma forma lúdica e prazerosa de resgatar conteúdos do primeiro semestre e preparar para o segundo”.
Segundo a diretora, ações como essa têm impacto direto na frequência e no envolvimento dos alunos. “Eles se sentem presenteados. Vibram com a turma, ficam ansiosos para a programação do dia seguinte e não querem faltar. Esse é o nosso objetivo: fazer com que eles queiram estar aqui”.
A semana de recepção organizada pela escola inclui ainda sessões de cinema, atividades recreativas, decoração especial e painéis com produções dos próprios alunos, transformando o retorno às aulas em um momento acolhedor, leve e cheio de significado.
Por - Felipe Falcão