A AMEI Maria de Lourdes (Parque São Vicente) promoveu uma edição especial do podcast “Comunicast – a nossa escola está on”, em celebração ao Dia Nacional do Rádio, comemorado nesta quinta-feira, 25 de setembro. Veiculada no YouTube, a produção audiovisual mobiliza alunos do 2º e do 5º ano, que participam de uma experiência interativa de comunicação, aprendendo na prática sobre o funcionamento e a importância desse meio para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Na edição especial, os interlocutores foram os alunos Maitê Alves e Hariel Victor Nascimento, ambos do 2° ano, que mostraram grande desenvoltura no microfone e destacaram que desejam seguir na área da comunicação. O episódio já está no ar e pode ser conferido por meio deste link.
O projeto é idealizado pela professora Valéria Regina Correia, que em 2023 criou o jornal escolar “A Nossa Voz em Ação", premiado com a 2ª posição no Prêmio Educador São Vicente 2023. A repercussão positiva inspirou a continuidade do trabalho em outro formato: o podcast. A proposta surgiu a partir da vontade de ampliar os canais de comunicação dentro da escola e permitir que mais estudantes vivenciassem o processo de criação de conteúdos, uma realidade tão distante para eles.
“A ideia inicial era montar uma rádio na escola, mas como não tínhamos a estrutura necessária, optei por adaptar para o formato de podcast em vídeo. A experiência deu muito certo e já faz parte da rotina dos alunos. Muitos que eram tímidos se descobriram comunicadores, pedindo para participar das gravações. O podcast é isso: um canal que transforma experiências em aprendizado para a vida. Me sinto realizada, enquanto professora, por poder mostrar esse universo para eles”, explica Valéria.
Desde então, os estudantes já produziram entrevistas - inclusive com o prefeito Kayo Amado -, participaram de gravações e até visitaram veículos de imprensa, como o complexo da TV Tribuna, onde conheceram redação, estúdios e jornalistas profissionais e reconhecidos por toda a Baixada Santista.
“Eu gosto muito de gravar. Já fiz muitos vídeos com a professora. Acho muito legal e penso sim em trabalhar com isso no futuro”, contou Maitê. Já Hariel completa: “Eu amo participar. Faço vídeos no TikTok e no Instagram, e quero ser repórter ou locutor”.
Além da condução, os estudantes também prepararam uma homenagem aos radialistas brasileiros, reforçando a importância desse veículo na sociedade e relembrando marcos da história do rádio no Brasil.
Dia Nacional do Rádio - A data é celebrada em 25 de setembro, dia do nascimento de Edgar Roquette-Pinto, considerado o “pai da radiodifusão brasileira”. Médico, antropólogo e educador, Roquette-Pinto foi responsável por introduzir o rádio como instrumento educativo e cultural no País. Desde então, o meio se consolidou como um dos principais veículos de comunicação, responsável por democratizar o acesso à informação e que, mesmo após mais de 100 anos, segue atual e se reinventando nas plataformas digitais.
Por Rafael Dias