A segurança pública de São Vicente vive uma nova fase. Nos últimos anos, a Guarda Civil Municipal (GCM) passou por um verdadeiro salto de eficiência, resultado de investimentos da Prefeitura e de parcerias com as forças policiais.
Com a chegada do sistema de monitoramento, inaugurado em setembro de 2022, as atuações da GCM saltaram de 30,7 para 92,3 por mês, um crescimento superior a 200% em dois anos (dados de 2023 e 2024). A integração tecnológica trouxe mais agilidade e inteligência no atendimento à população.
As melhorias incluem as aquisições inéditas de armamento institucional, coletes balísticos e radiocomunicadores, além da renovação da frota e a inauguração de uma base moderna, próxima ao centro comercial. O reflexo desse fortalecimento aparece também no interesse da população: o último concurso público da GCM teve recorde de mais de 3 mil inscritos, 130% a mais em relação à edição anterior.
Para o prefeito Kayo Amado, esse crescimento representa um grande case de sucesso da gestão municipal. “Encontramos um cenário de defasagem quando assumimos essa cidade. Profissionais que tinham que se doar para terem acesso ao mínimo. Um agente precisava usar o próprio celular para se comunicar durante a ocorrência. A Cidade não tinha monitoramento. As viaturas estavam sucateadas. Era um cenário devastador. O que fizemos? Não ficamos de braços cruzados. Planejamos, priorizamos os investimentos e executamos. Sei que ainda estamos muito distantes do desejado, mas é impossível não reconhecer o salto de décadas que demos em pouco mais de quatro anos. Seguimos em tratativas com o Estado sempre buscando por aumento de efetivo policial”.
Fazendo uma ‘viagem no tempo’, o comandante da GCM-SV, Rubens Goes, ao ressaltar as entregas, recordou os momentos de dificuldade enfrentados por cada agente em razão da escassez de recursos à disposição: "Tínhamos uma GCM com com profissionais comprometidos com a causa pública, porém as condições de trabalho eram insatisfatórias. Os agentes muitas vezes pagavam para trabalhar. Os equipamentos eram escassos, não possuíamos um sistema de comunicação, os armamentos utilizados eram particulares e o guardas portavam o equipamento por meio de um Habeas Corpus preventivo. Em muitos casos, trabalhavam desarmados e sem coletes balísticos. Com a chegada de novos agentes, que hoje passam por um curso de formação de mil horas, aliada à experiência dos mais antigos, a GCM vem mudando a sua forma de atuação, proporcionando à população um atendimento cada dia melhor. Os desafios continuam grandes, e há muito o que avançarmos, mas, com a certeza de que um grande caminho de avanço já foi trilhado e que, a cada dia, vamos caminhar ao encontro de uma Guarda Civil Municipal melhor para a Cidade, para a população e, principalmente para os seus profissionais".
"Nosso compromisso é dar continuidade a este processo de fortalecimento da segurança pública. Estamos trabalhando para ampliar nosso sistema de monitoramento inteligente, fortalecer as capacitações da tropa com cursos especializados e atendimento a ocorrências críticas, adquirir novos equipamentos não letais e viatura e implantar bases móveis na Cidade, aproximando nossas forças de segurança da população. Esses são apenas alguns dos passos que estamos planejando com dedicação e responsabilidade. Nosso foco é um só: transformar São Vicente em uma cidade cada vez mais segura, inteligente e preparada para os desafios da segurança moderna", ressaltou o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno.
Esse trabalho na segurança pública acompanha um investimento árduo da Administração Municipal buscando resgatar a autoestima do morador e fomentar o turismo. “Quando a gente fortalece a segurança, contribui, consequentemente, para uma cidade mais convidativa. De nada adiantaria inaugurar a Fonte das Crianças, o Píer dos Apaixonados, o Píer do Pelé e revitalizar a Biquinha sem intensificar os trabalhos das forças de segurança. Tudo isso acompanha um trabalho persistente de busca por uma cidade melhor para o vicentino e o turista”, concluiu Kayo Amado.