Representante da mulher na política vicentina, Sandra Conti assumiu a Prefeitura de São Vicente neste final de semana, em ato simbólico alusivo ao Dia Internacional da Mulher, que é neste sábado (8). A cerimônia foi realizada na manhã desta sexta-feira (7), na Associação Comercial (Bitaru).
Por volta das 10h, o prefeito Kayo Amado e a atual chefe do Executivo realizaram as assinaturas que oficializaram Sandra como prefeita da Primeira Cidade do Brasil ao longo deste final de semana. Em seu discurso, ela ressaltou a relação de parceria construída entre ambos nesses mais de quatro anos à frente da gestão municipal. "Uma sociedade não se desenvolve em meio à disputa por espaços, mas, sim, do trabalho conjunto entre homens e mulheres. Essa fala traduz o que estamos vivendo nesse momento. Um gesto que demonstra a presença da mulher nessa gestão. O Kayo é formado por uma grande mulher, tem ao seu lado uma grande mulher e, em breve, terá sua filha, que também será uma grande mulher. Sou muito grata pelo espaço que me concede e pela oportunidade de defender a causa da mulher no setor público”.
Com 30 anos de serviços prestados ao Município, a prefeita em exercício é, além de referência profissional, símbolo de resistência no meio político, cuja composição é majoritariamente masculina. Sua trajetória na Cidade iniciou nos anos 90, quando aterrissou na Primeira do Brasil após chegar de Brasília, cidade onde morava. Tornou-se servidora pública concursada na área da saúde, na qual consolidou-se como uma defensora da população na Área Continental, tornando-se porta-voz da região, zelando sempre pelo bem-estar do morador.
Símbolo de resistência, decidiu, então, entrar para a política, carregando consigo as bandeiras da saúde e da representatividade feminina. Foi então que conheceu Kayo Amado, com quem construiu relação de parceria e caminhou para conquista das Eleições Municipais em 2020 - obtendo mais de 90 mil votos -, e fez história em 2024 - com mais de 147 mil votos -, tornando-se a dupla mais votada da história de São Vicente. Como vice-prefeita da Primeira Cidade do Brasil, não abandonou seus princípios, e foi responsável pela sanção de grandes projetos, como o Protocolo Anual da Mulher (PAM) - medida que garante ao público feminino acesso a exames de rotina sem a necessidade de encaminhamento - e o ‘Elas Fazem’ - iniciativa cuja finalidade é capacitar mulheres em ramos tradicionalmente ocupados por homens, como por exemplo, a construção civil.
Fora do mundo corporativo, ela é sinônimo de amor, companheirismo e referência para as filhas (Bianca, Beatriz e Bruna Conti) e os netos (Alícia, Guilherme, Maria Cecília, Nicolas, Sophia e Victória).
Fazendo uma 'viagem ao passado', ela visitou a antiga Sandra, e confirmou: tudo valeu a pena. “Olho para o meu passado e me recordo do quanto trabalhei para chegar até esse lugar. Hoje, como prefeita de São Vicente em exercício, percebo que todos os aprendizados, desafios e vitórias ajudaram a me moldar como cidadã. Hoje posso afirmar: eu venci”.
A ala feminina do Executivo de São Vicente também é composta pelas secretárias Amanda Almeida (Bem-Estar Animal), Elisângela Domingues (Fazenda), Flavia Ramacciotti (Meio Ambiente), Juliana Santana (Turismo), Michelle Santos, Nivea Marsili e Talita Correa, além da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Thaynã Amado.
Dia Internacional da Mulher - Embora associado por consenso geral a uma data comemorativa, o Dia Internacional da Mulher (8 de março) é, acima de tudo, uma data reflexiva, chamando atenção para os traços de misoginia que ainda permeiam a sociedade.
A data foi instituída oficialmente em 1975 pela ONU (Organização das Nações Unidas), após uma série de movimentos de resistência promovidos no Século XX, perante às condições, muitas vezes desumanas, às quais o público feminino era submetido. Sua criação já era sugerida desde os anos 1910 por Clara Zetkin, ativista alemã defensora dos direitos da mulher.
“Não estamos lutando por quem tem mais espaço. Estamos lutando por uma sociedade melhor e mais justa. Batalhem por aquilo que vocês sonham. Feliz Dia da Mulher!”, concluiu a prefeita em exercício.