Antes mesmo da arena tomar forma na areia da Praia do Gonzaguinha, a Encenação 2026 já começa a ser vivida fora do palco. Nesta quinta-feira (15), os pontos de troca de ingressos (fundos sociais das áreas Insular e Continental e Brisamar Shopping) se transformaram em espaços de encontro, conversa e expectativa, reunindo moradores de São Vicente e visitantes de cidades vizinhas em torno de um mesmo sentimento: o desejo de acompanhar, de perto, o maior espetáculo de areia do Mundo.
Mais do que a retirada de ingressos, o dia revelou o vínculo afetivo que a Encenação da Fundação da Vila construiu ao longo de suas edições, atravessando gerações e ultrapassando os limites do Município.
Moradora do Tancredo, Silvana Regina Sarim acompanha o espetáculo há anos, e carrega uma relação especial com a Encenação.
“É o terceiro ano em que eu vou à Encenação. Amo de paixão. E tem um motivo muito especial: minha neta e minha nora participam da corte. Então, para mim, a experiência é incrível. A expectativa está alta”, contou.
O alcance do espetáculo também atrai público de outras cidades da Baixada Santista. Janaína Neves, moradora de Mongaguá, aproveitou o período de férias para garantir presença na Encenação.
“O espetáculo é lindo, chama muita atenção. É férias, momento de curtir o que é da nossa região, valorizar os nossos artistas. Essa é a segunda vez que assisto, e a expectativa é grande demais. Que seja um espetáculo lindo, glorioso”, afirmou.
Entre os presentes estavam também pessoas que já viveram a Encenação dentro dos bastidores. Hugo Vinícius participou do elenco em edições anteriores. Agora, retorna como espectador.
“Já assisto à Encenação há muitos anos. Participei em 2009, e, hoje, vim garantir os ingressos para prestigiar mais esse ano. A experiência é incrível. Parabéns para quem está lá”, destacou.
Para alguns, a edição 2026 marca um primeiro encontro com a história contada na areia. Sandra Maria de Souza, vicentina, voltou a morar na Cidade há dois anos, e não vê a hora de assistir ao espetáculo.
“Para mim é uma emoção, porque é a história do Brasil. Saber que é o maior espetáculo de areia do mundo deixa tudo ainda mais especial”, contou.
Já Tamires Bueno, moradora de São Vicente há 28 anos, vai viver a Encenação pela primeira vez ao lado da filha Miriam, de 3 anos.
“Nunca consegui assistir antes. Sempre estive trabalhando ou com compromissos. Neste ano, eu e minha filha vamos conseguir marcar presença juntas pela primeira vez. Espero bastante luz, bastante ilustração, e algo que prenda a atenção dela também”, contou.
O envolvimento do público também foi destacado por Alexandre Rodrigues, Secretaria de Cultura. “A procura pelos ingressos mostra a força que a Encenação tem para além do espetáculo em si. As pessoas fazem questão de estar presentes, porque reconhecem a importância dessa história, que começa em São Vicente e pertence ao Brasil. Esse envolvimento do público é o que dá sentido a todo o trabalho cultural que a Cidade desenvolve”.
Encenação da Fundação da Vila de São Vicente 2026:
Data: 21 a 24 de janeiro de 2026.
Horário: Sempre às 20h30.
Local: Praia do Gonzaguinha – Praça Tom Jobim.
A Encenação 2026 é incentivada via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com patrocínio de Brasil Terminal Portuário, GranServices, Grupo Ecorodovias e Sabesp. A iniciativa é uma realização da Associação dos Artistas e Prefeitura de São Vicente.
Por Jessica Costabile