“O sorriso de uma criança é o reflexo mais sincero da felicidade”, a frase de Dalai Lama demonstra com precisão o sentimento que mais de 260 crianças de diversas associações sociais do Município tiveram após assistirem uma sessão do Circo Di Napoli repleta de diversão e atrações fantasiosas nesta quarta-feira (30). A ação foi realizada através de parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV) as instituições.
A trupe circense, que está em turnê na Praia do Itararé, atraiu os olhares brilhantes de crianças, adolescentes e responsáveis, em um sentimento que somente a tradicional arte pode proporcionar: um espetáculo que encanta do mais novo ao mais velho e, principalmente, um ato de democratização cultural, que, proporcionado pelo FSS, fez os jovens encontrarem a magia diante dos seus olhos.
Assim que as cortinas se abaixaram, a expressão de surpresa no rosto das crianças foi provocada pela apresentação de tiro ao alvo, utilizando espelhos, com uma besta (um arco de flechas adaptado com haste e acionado por um gatilho). A atração foi seguida por acrobacias aéreas com tecido e corda, realizadas pelas bailarinas do ar e pelo ilustre personagem Homem-Aranha. As risadas ficaram a cargo do Palhaço Pankeka, que proporcionou uma interação com os pequenos vicentinos.
A adrenalina da tarde chegou a toda velocidade com o show do “Globo da Morte”, no qual dois motociclistas realizaram, dentro de uma esfera metálica, manobras velozes e sincronizadas, em um ballet motorizado milimétrico que levantou todos que estavam assistindo, com palmas e gritos da plateia em êxtase.
Como o “Gran Finale”, foi realizada no palco a encenação do popular filme “King Kong”. Na ocasião, um gorila mecânico de dez metros de altura foi acalmado e passou a sentir afeto por uma moça, retratando a famosa cena da produção cinematográfica multipremiada.
“Nota dez”, foi assim que Julia Toledo, de 12 anos de idade, descreveu a oportunidade de acompanhar este circo pela primeira vez. “Fiquei muito empolgada quando descobri que viria. Eu gostei muito”.
Os amigos Kaique Alves e Ricardo Andrade resumiram como “incrível” a sensação de participar de uma ação como essa. Kaique, de 12 anos, comentou o que mais gostou, “A melhor atração foi a do Globo da Morte, foi muito radical”, enquanto Ricardo se encantou pela apresentação final, “Gostei muito do gorila. Ele era muito alto, foi muito daora”. Questionados se gostariam de vir ao circo de novo, a resposta foi gritada em uma sincronia sonora: “SIM!”
Micarla Cunha, representante do Fundo Social, descreveu a sensação de proporcionar essa oportunidade para as crianças, “O intuito do Fundo Social, através de ações como esta, é proporcionar momentos de alegria, diversão e novas experiências para essas crianças, ampliando seus horizontes e fomentando sua criatividade. Além disso, entendemos que contribuímos no desenvolvimento infantil de forma cultural e social, construindo uma sociedade mais justa e igualitária”.
Circo Di Napoli - Até 4 de setembro, a magia circense encanta a Praia do Itararé com sessões diárias do Circo Di Napoli, na Arena de Eventos (Avenida Ayrton Senna). De segunda a sexta-feira, as apresentações ocorrem às 19h e às 21h. Nos finais de semana, as atrações são estendidas, com espetáculos às 17h, às 19h e às 21h no sábado, e às 15h, às 17h e às 19h no domingo.
Por Luis Gomes