Com emoção no rosto e vida renovada, pacientes do Reabilitar I receberam, nesta quinta-feira (21), órteses ortopédicas personalizadas entregues pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau). Ao todo, foram concedidas cinco órteses fixas e três articuladas para pacientes adultos com necessidades especiais atendidos pela unidade.
Os equipamentos podem ter diferentes funções, como alinhar ossos e articulações ou oferecer suporte a músculos e ligamentos enfraquecidos. Confeccionadas em EVA (material que proporciona conforto e amortecimento interno) e termoplástico (mais resistente, usado na estabilização externa), eles auxiliam na melhora da funcionalidade de partes do corpo comprometidas por lesões ou condições congênitas, como o AVC (acidente vascular cerebral).
Para receber o equipamento, cada paciente passou por avaliação com a equipe médica do Reabilitar I, que identificou suas necessidades individuais. Após a liberação, foram realizados os processos de medição, confecção de moldes personalizados, provas, ajustes e, por fim, a entrega da órtese pronta para uso.
Entre os contemplados, está o ex-atleta José Sérgio de Alves de Oliveira, de 56 anos, que teve a mobilidade comprometida após sofrer um AVC. Ao receber a órtese articulada, ele se emocionou e fez questão de agradecer o trabalho cuidadoso e dedicado dos profissionais do Reabilitar I: “O tratamento aqui é excelente. Só tenho que agradecer muito. Receber esse equipamento vai me ajudar bastante. Eu moro sozinho. Poder fazer as coisas por conta própria me faz sentir muito bem”.
Já Tânia Maria de Oliveira, que sempre acompanha o amigo, Wilson Gonçalves, de 43 anos, celebrou a conquista: “Nos conhecemos na igreja, e nos tornamos amigos. Agora, estou sempre ao lado dele. A órtese vai ajudar muito na locomoção. Sempre pegamos ônibus do Humaitá para vir, e eu preciso apoiá-lo bastante. Com o equipamento, ele vai se firmar melhor e conquistar mais independência.”
De acordo com o ortesista João Rodolfo Alencar, a órtese contribui diretamente para a locomoção e a autonomia dos pacientes. “Além de prevenir deformidades causadas por movimentos espásticos, o dispositivo também melhora a percepção corporal, permitindo que a pessoa volte a reconhecer um membro cuja presença já não sentia há muito tempo. No caso de um AVC, por exemplo, a mão ou o pé podem ‘se apagar’ na mente do paciente. Ao utilizar a órtese, essa percepção é reativada, como se uma luz fosse acesa, possibilitando maior controle sobre o membro. Isso contribui diretamente para a conquista da independência, que é o fundamento básico da reabilitação”, destacou.
"Tivemos a entrega das órteses no São Camilo e agora, no Reabilitar, seguimos com nosso compromisso de garantir mais qualidade de vida aos pacientes. Essas ações representam não apenas o acesso a dispositivos fundamentais para a reabilitação, mas também, o cuidado humanizado", enfatizou a secretária da Saúde, Michelle Santos.
Nesta semana, a iniciativa também já havia contemplado crianças com deficiência atendidas pelo Centro de Reabilitação Física Infantil São Camilo, através da entrega de 14 órteses.
Atendimento Reabilitar I – A unidade é um serviço de habilitação e reabilitação de PCDs. Atende pessoas com deficiência física, neurológica e amputados, acima de 12 anos, residentes do Município.
Os requisitos para acesso é a apresentação uma ou mais dessas condições: Sequela de AVC, sequela de Covid-19, paralisia facial, paralisia cerebral, amputações, distrofia muscular, atrofia muscular espinhal, síndromes neurológicas, parkinson, esclerose lateral amiotrófica, esclerose múltipla, sequela de tumores cerebrais, síndrome de down, lesões medulares, traumatismo cranioencefálico e doenças pulmonares crônicas graves.
Após encaminhamento da rede de atenção primária, de urgência e emergência ou da especializada, o paciente passa por consulta médica na unidade, e, conforme solicitação do mesmo, será direcionado para cada técnico especializado da unidade, de acordo com a necessidade.
O Reabilitar I oferece serviços de fisiatria, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, psicologia, enfermagem e nutrição.
Programa Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) - A ação faz parte do programa de entrega de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) para pessoas com deficiência, que contempla as unidades do Reabilitar I e II, além do Centro São Camilo.
Desde 2022, a Sesau vem dando sequência ao programa de aquisição dos aparelhos que promovem acessibilidade, reabilitação plena e inclusão social para as pessoas com deficiência.
De 2022 a 2025, a Sesau já realizou 334 entregas, sendo: 116 cadeiras de rodas infanto/juvenil, cadeira higiênica, carrinho postural adaptado, almofada para cadeira de rodas e mesa de atividades para cadeira de rodas; 73 próteses, calçados adaptados e palmilhas sob medida; 145 órteses de membros superiores/inferiores, andadores, muletas e bengalas.
Por Manuela Patrício