A segunda-feira (17) foi marcada na rede municipal de ensino pela aplicação da avaliação de entrada da fluência leitora nas escolas de São Vicente, voltada a estudantes do segundo ano do ensino fundamental. A ação segue até o dia 28, utilizando um aplicativo reconhecido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), no qual os alunos realizam a leitura de palavras e de um texto para interpretação.
Professora da Unidade Educacional Pastor Joaquim Rodrigues da Silva (Náutica 3), Adriana Gonçalves Diniz destacou a importância dessa avaliação: “Eles precisam entender o que leem, não apenas ler por ler, mas interpretar e atribuir sentido ao que estão lendo”, destacou a docente, completando que “falhas na aprendizagem podem se arrastar ao longo da vida, e captar isso desde o início é fundamental”.
"A leitura é essencial para a alfabetização e é a partir dela que conseguimos entender o momento em que o aluno se encontra, o que nos ajuda a planejar as atividades necessárias”, explicou a coordenadora pedagógica da UE, Maria Helena Fidalgo.
Para Davi Santos, aluno da mesma escola, a avaliação foi uma oportunidade de mostrar o que já aprendeu. “Eu gostei bastante da avaliação. Achei fácil porque consegui ler tudo direitinho, foi divertido!”.
A fluência leitora está relacionada à capacidade de ler com precisão, rapidez e compreensão, e envolve não apenas a decodificação correta das palavras, mas também a habilidade de compreender e interpretar o texto de forma adequada. Trata-se de um processo que se desenvolve com a prática, tornando a leitura mais eficiente e agradável.
Por - Felipe Falcão