‘Saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano’. Esse foi o tema da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Estado de São Paulo (CNSTT) – Etapa Municipal, realizada nesta terça-feira (8), na Associação Comercial, reunindo integrantes da saúde pública para formular propostas sobre melhores condições de trabalho, segurança e qualidade de vida para o servidor.
Os participantes foram divididos em três eixos com temáticas definidas. O primeiro: Política de Saúde do trabalhador e da trabalhadora nas três esferas do Governo; segundo: As novas relações de trabalho e a Saúde do trabalhador e da trabalhadora; terceiro: Participação popular na Saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o controle social.
Após serem colocados nesses grupos, os integrantes discutiram propostas nos âmbitos estadual e nacional. Daniel Lima Sopa, coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), participou do terceiro eixo, e explicou sobre a interação com o seu grupo: “Eu gostei da dinâmica. Foi bem organizada a forma como foi feita, dividindo as equipes. No meu eixo, nós trouxemos vários assuntos que permeiam a nossa temática, e conseguimos sintetizar isso em diretrizes e propostas para serem passadas”.
Encerrada a fase das discussões, as iniciativas foram apresentadas. Logo em seguida, os delegados, responsáveis por levar as propostas para a etapa estadual, que reunirá os nove municípios da Baixada Santista, e posteriormente, a etapa nacional, foram eleitos. São eles: Leandro Alberto Calil Dorado Neves (representando os gestores de saúde), Clélia Rosa Raimundo Ribeiro (representando os trabalhadores e trabalhadoras da saúde), Andréia Domingues dos Santos e Essuziane Barbosa Cerqueira (representando os usuários).
“Foi uma alegria enorme, uma surpresa. Eu tinha me inscrito, mas em nenhum momento pensei que seria escolhida. Estou muito feliz com essa nomeação. E a manhã de hoje foi muito boa para conseguirmos discutir propostas para levarmos ao âmbito estadual e nacional”, pontuou Essuziane Barbosa Cerqueira.
“O nosso objetivo com a conferência era fortalecer a participação dos diversos agentes da saúde municipal para promover avanços significativos na promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e digno para todos. Foi uma manhã muito produtiva, na qual elegemos nossos delegados que vão representar a Cidade nas próximas etapas”, concluiu a secretária da Saúde, Michelle Santos.