A Prefeitura de São Vicente deu início às solenidades em alusão à semana da pátria na manhã desta quarta-feira (3), com a tradicional cerimônia de hasteamento de bandeiras. A celebração aconteceu na Subprefeitura da Área Continental (Jardim Rio Branco).
O evento contou com apresentação da banda do Instituto Reserva Musical e de alunos da rede municipal de ensino. A banda entoou os hinos nacional e de São Vicente, enquanto as bandeiras do estado de São Paulo, do Brasil e do Município eram hasteadas pelo prefeito Kayo Amado, pela vice-prefeita Sandra Conti e pelo vereador Rodrigo Digão, respectivamente. Além da apresentação musical, estudantes da UE Jorge Bierrenbach Senra protagonizaram uma dança cívica.
“É muito simbólico ser prefeito de uma cidade histórica. Nesses momentos tradicionais de valorização da nossa pátria, a gente pode ressaltar a nossa história dentro da história do Brasil. Parte disso é reforçar os nossos símbolos. Então, por volta de um ano e meio atrás, compramos bandeiras e fizemos um decreto que trouxe de volta a obrigatoriedade de se ensinar a cantar o hino nas escolas. Isso precisava estar escrito para que se tornasse uma prática fincada na nossa cidade”, ressaltou o prefeito Kayo Amado.
O evento também contou com a presença do subprefeito Prof. Thiago Alexandre, vereadores Fernando Paulino, Tiago Peretto, Jefferson Cezarolli e Rodrigo Digão, dos secretários Wando Barra (Esporte e Lazer), Michelle Paraguai (Educação), Silvio Damaceno (Defesa e Organização Social), Jailton Jatobá (Desenvolvimento Social) e Rafael Pereira da Silva (Emprego Trabalho e Renda), representantes do Clube 21 Irmãos Amigos de São Vicente, representantes da Associação Comercial de São Vicente e do Lions Clube.
Programação - Nesta quinta-feira (4), a Área Insular realiza sua comemoração com uma Caminhada Cívica Escolar e, logos após, a inauguração da AMEI Duque de Caxias (Praça Napoleão Laureano - Jardim Guaçu), unidade municipal que, há 74 anos, ajuda a transformar vidas através da educação.
Além disso, a Secretaria de Educação (Seduc) lançou oficialmente o concurso ‘Arte e Palavras da nossa Pátria’ para as escolas municipais. O projeto será dividido em quatro temas, buscando, através de desenhos, frases e produções multimídia, envolver toda a comunidade escolar, com premiações especiais que incluem medalhas, certificados e passeios.
Os trabalhos devem ser entregues na Secretaria de Educação (Avenida Capitão-Mor Aguiar, 697) - sala da Diretoria Pedagógica, até 19 de setembro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Confira as categorias:
1. Desenho (Educação Infantil e Educação Especial)
Tema: “O Brasil que eu amo”.
2. Frases (Anos iniciais - 1º ao 5 ano e EJA)
Tema: “O que o Brasil significa para mim”.
3. Trend Cívica - vídeos, músicas, rimas e paródias (1º ao 9º ano e EJA)
Tema: "Orgulho de ser brasileiro".
4. Redação e Poesia (6º ao 9º ano e EJA)
Tema: “O Brasil que eu quero Construir”
Por Maria Fernanda Lopes


