Com o objetivo de aprimorar a capacitação dos profissionais da saúde no diagnóstico, tratamento e acompanhamento do Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) e da Doença Renal Crônica (DRC), a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), promoveu um treinamento especializado nesta terça-feira (21), na Associação Comercial.
A ação foi dividida em duas partes. Na primeira, a Dra. Patrícia Castro, endocrinologista do Complexo de Especialidades Médicas de São Vicente (CEMESV) abordou de maneira detalhada o diagnóstico do Diabetes Mellitus tipo 2. Ela explicou os sinais, os exames de rastreamento mais comuns, estratégias de tratamento para o controle da doença, importância da detecção precoce e a gestão adequada do diabetes para evitar complicações mais graves.
A segunda parte do evento foi ministrada pela Dra. Bruna Benício Jales, nefrologista do CEMESV, que falou sobre a Doença Renal Crônica, suas principais causas, fatores de risco e o diagnóstico precoce. Ela enfatizou que a doença renal crônica é um problema recorrente entre pacientes com diabetes e hipertensão, além de afetar pessoas idosas (acima de 60 anos) e aqueles com histórico familiar de doenças renais.
Durante a apresentação, a Doutora Bruna também alertou sobre os cuidados com a alimentação, principalmente em pacientes mais idosos, que muitas vezes precisam passar por um processo de reeducação alimentar: “Além do tratamento medicamentoso, um outro ponto de atenção é a alimentação. Pacientes mais idosos, por vezes, precisam de um trabalho de reeducação, porque a alimentação é um fator essencial nesses casos, principalmente na ingestão de proteína. O único alimento que não recomendamos é a carambola, pois ela contém uma neurotoxina chamada caramboxina, que os rins doentes não conseguem eliminar”.
Para o Dr. Yago Torres, médico da ESF Ponte Nova, a capacitação foi importante para todos os profissionais de saúde envolvidos: “Oportunidade incrível, muito feliz e contente de poder aprender e trocar conhecimentos de um tema tão relevante como o diabetes, doença do nosso dia a dia e que traz impactos que vão muito além da saúde. Também muito feliz pela iniciativa da gestão em proporcionar capacitações do tipo que melhoram o fluxo e resultados do município, refletindo claramente na saúde da população”.
O evento também contou com a apresentação de representantes da rede de farmácias Nissei e do laboratório Aché, que abordaram sobre medicamentos que podem ser usados de maneira gratuita, através do programa Farmácia Popular, para o tratamento do diabetes.
“Diabetes e a doença renal crônica são questões de saúde pública importantes, e este treinamento vem fortalecer nosso compromisso com a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado dos pacientes”, salientou a secretária da Saúde, Michelle Santos.