Reciclar é fazer a nossa parte em prol de um mundo sustentável. O ato da reciclagem é muito mais do que apenas a reutilização de produtos; a reintrodução desses materiais no ciclo de produção direciona o que seria descartado em algo completamente novo, que pode ser reutilizado em diversas atividades, transformando o que era lixo em oportunidade, renda e, principalmente, sustentabilidade. Em São Vicente, desde o mês de dezembro de 2024, mais de 270 toneladas de papelão, plástico e vidro foram destinadas para a cooperativa Rainha da Reciclagem, gerando uma nova “vida” para os materiais e contribuindo para um futuro mais verde e sustentável.
Há cinco tipos de resíduos mais comuns que podem passar pelo processo de reciclagem: papel (papelão, jornais, revistas, livros, cadernos etc.), metal (latas de alumínio de bebidas e produtos alimentícios), vidro (garrafas e potes), plástico (sacos, embalagens de produtos de limpeza, garrafas PET) e óleo de cozinha (material deve ser entregue filtrado e armazenado em garrafas PET transparentes).
Em um trabalho conjunto entre a Cooperativa e a Administração Pública, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), a reciclagem é um dos pilares do desenvolvimento ambiental do Município. Ações como a introdução da coleta noturna na área comercial, que impulsionou em mais de 60% o volume de materiais recicláveis, e a implementação da educação ambiental formal, através de diversas iniciativas conjuntas firmadas com a Secretaria de Educação (Seduc), com o enfoque na reciclagem, letramento climático, programa Agente Ambiental Mirim e a inauguração da Sala Oceânica, um espaço pedagógico interativo que integra o projeto "Escola Azul", visam conscientizar as novas gerações sobre a importância da preservação marinha.
A coleta desses materiais pode ser feita nos dias programados para o bairro. Vale ressaltar que objetos recicláveis devem estar limpos e secos para evitar contaminação (embalagens de alimentos precisam ser enxaguadas e deixadas para secar antes do descarte). Vidros quebrados devem ser embalados com segurança para prevenir acidentes.
Restos de comida, fraldas, papel higiênico e materiais contaminados não devem ser misturados aos recicláveis.
O cronograma de horários e rotas da coleta seletiva pode ser consultado no link: https://www.saovicente.sp.gov.br/carta-de-servicos/meio-ambiente-e-animais/residuos/coleta-seletiva-rotas
A entrega também pode ser feita por meio de entrega voluntária nos três ecopontos, que atendem de segunda a sexta, das 8h às 12h e, após uma pequena pausa, das 13h30 às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. São eles:
Jardim Rio Branco - Avenida Ulisses Guimarães, 211
Vila Voturuá - Avenida Juiz de Fora, 48
Cidade Náutica - Avenida Paulo Hourneaux de Moura, 101
Materiais que não podem ser reciclados e nem são orgânicos, como móveis, utensílios domésticos, metais ou resíduos da construção civil, devem ser retirados via solicitação do Serviço Cata Treco, que pode ser feita presencialmente na Av. Nações Unidas, 1750 - Vila Margarida, , email catatrecosaovicente@gmail.com ou via telefone:
Área Insular:
3461-1096 / 3464-1018 / 3461-1105
WhatsApp: 97423-4472
Área Continental:
3566-6013.
Por Luis Gomes