Mais de 1.200 famílias do Sambaiatuba, em São Vicente, terão, enfim, acesso a dignidade. Em um encontro realizado nesta quarta-feira (29) no Salão Nobre do Paço Municipal, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, o secretário de Habitação (Sehab) e Regularização Fundiária, Higor Ferreira, e a diretora do Departamento de Destinação de Imóveis da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Cassandra Maroni, assinaram documentos de regularização fundiária das unidades habitacionais do Sambaiatuba, garantindo segurança jurídica e garantia de propriedade aos moradores.
O processo de regularização, que já está em andamento, deve ser concluído até meados de 2026. A ação é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de São Vicente, por meio da Sehab, e do Governo Federal, que se comprometeram a promover a titulação das propriedades de mais de 1.200 famílias. A área, que pertence à União, será regularizada com a contribuição da SPU.
O prefeito Kayo Amado ressalta a ação como um marco importante para a comunidade local: “Essas famílias viveram durante anos com o medo de perder o lugar onde construíram suas vidas, junto com seus filhos. Agora, vamos dar a elas a segurança jurídica que merecem".
O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Higor Ferreira, destaca a importância da pasta para essa conquista: “A Sehab definiu essa ação como uma das prioridades da gestão. Garantimos aqui a regularização das propriedades dos moradores do bairro e, consequentemente, a dignidade e o respeito que todos têm direito".
A parceria entre os níveis municipal e federal representa uma importante aliança para a promoção da inclusão social e da melhoria da qualidade de vida da população. Cassandra Maroni, da Secretaria do Patrimônio da União, reforça essa importância: “Quando o Município e o Governo Federal trabalham juntos, os resultados são significativos. O fortalecimento dessa parceria tem um impacto direto na vida das pessoas. Estamos entregando mais do que uma escritura, estamos garantindo a segurança e os direitos das famílias, além de promover melhorias que beneficiarão a todos na região".
Por Luis Gomes