O trabalho preventivo é uma das principais chaves para a segurança no trânsito. Ciente disso, nesta semana, a Prefeitura de São Vicente deu sequência à reurbanização da Avenida Tupiniquins (Japuí), instalando um radar de limite de velocidade e duas novas lombadas, buscando novos métodos para uma condução consciente e segura para todos.
O equipamento foi implantado na altura da Marina Dona Rosa. Já as novas lombadas ocupam os trechos de conexão ao Esporte Clube Beira Mar e ao Clube Tumiaru. Além disso, o limite de velocidade foi reduzido de 50 para 40 km/h. Paralelamente, toda a sinalização de solo da via está sendo reforçada.
As intervenções têm como finalidade reduzir o índice de acidentes sobre a via, cujos números apontam, somente no primeiro semestre, 17 sinistros de trânsito.
O secretário de Mobilidade Urbana, Alexandre Martins, reforça a importância do trabalho compartilhado entre poder público e população. “São medidas para coibir infrações e, consequentemente, evitar acidentes de trânsito. Porém, nada adianta se o cidadão não adotar uma condução consciente. No final do ano passado, infelizmente tivemos o caso envolvendo um cantor de pagode que teve sua vida tirada em virtude da irresponsabilidade de outra pessoa. Recentemente uma pessoa teve de amputar três dedos da mão após ter sido atropelado. Nosso intuito não é autuar o cidadão, mas, sim, fortalecer a segurança de todos”.
A iniciativa acompanha um grande pacote de investimentos em mobilidade urbana sobre a Avenida Tupiniquins, via estratégica de divisa com Praia Grande. Paralelamente, a via segue sendo contemplada com a revitalização da ciclovia. A obra, de 1,7 km de extensão, engloba novo piso, sinalização, asfalto e drenagem.
Os investimentos reforçam o planejamento do Município em prol da melhoria na mobilidade urbana. Nestes quatro anos e meio, a atual gestão também já promoveu a revitalização da ciclovia da Avenida Antônio Emmerich, a reurbanização da Linha Vermelha e auxiliou o Estado mas tratativas e logística para a construção da alça de acesso à Rodovia dos Imigrantes e no início das obras de expansão do VLT à Área Continental.


