Com o objetivo de aprimorar e agilizar os atendimentos, além de assegurar mais proteção no ambiente de trabalho, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), qualificou a estrutura de atuação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com o reforço de mais de 700 novos equipamentos de emergência. A iniciativa, que conta com apoio da Universidade São Judas, compõe uma série de investimentos voltados à melhoria no serviço de saúde pública para o cidadão.
Entre os itens adquiridos estão kits de tala aramada para imobilização, pranchas de resgate adulto com cintos, colares cervicais rígidos, joelheiras, cotoveleiras, válvulas reguladoras de cilindro de oxigênio, mochilas especializadas, conector 90º para ventilador pulmonar, entre outros.
A entrega, realizada pela Universidade São Judas, é fruto de uma parceria consolidada entre a instituição acadêmica e o Município. A Administração oferece a rede municipal como campo de estágio, e, em contrapartida, a universidade destina recursos para a compra de equipamentos que fortalecem os serviços de saúde prestados à população.
Além dos materiais voltados ao atendimento de ocorrências, a entrega inclui equipamentos de proteção individual, reforçando a segurança das equipes do Samu.
O prefeito Kayo Amado destacou a importância da união entre poder público e iniciativa privada no fomento às políticas públicas. “Já estamos vislumbrando dias melhores para 2026. Essa parceria entre a universidade e a administração municipal pode trazer benefícios em diversos níveis. Eles têm o campo de estágio conosco e, em contrapartida, nos fornecem equipamentos que melhoram o atendimento à população. O benefício é para os dois lados, mas, acima de tudo, para o povo”.
A secretária da Saúde, Michelle Santos, reforça a relevância do convênio. “Nosso acordo garante ótimas oportunidades de inserção no meio profissional, por meio do estágio. A partir da carga horária, definimos o valor destinado à compra dos equipamentos necessários para nossa rede. O ensino ganha, o serviço público se atualiza em equipamentos e protocolos, e o munícipe recebe um atendimento mais qualificado”.
“Esses equipamentos são essenciais para o nosso dia a dia e para salvar vidas. Eles trarão mais segurança à equipe, especialmente com a chegada dos novos itens de proteção individual. Com isso, conseguiremos aprimorar ainda mais o serviço”, pontua a responsável técnica e coordenadora de Enfermagem do Samu, Fernanda Fonseca.
Avanços
A aquisição dos materiais reforça o conjunto de melhorias promovidas pela Administração Municipal no setor da saúde, que vem avançando com a reforma das unidades básicas de saúde (UBSs), a entrega de novas estruturas de urgência e emergência — como o PS do Rio Branco e as obras da UPA Central — e outras redes de atendimento que ampliam a dignidade e a qualidade dos serviços, como o Complexo Materno-Infantil (em fase final) e o Hospital do Vicentino.
Por Manuela Patrício