Um levantamento do Programa Escola em Tempo Integral aponta São Vicente como o município da Baixada Santista com maior crescimento no número de vagas em unidades de ensino em tempo integral. De acordo com os dados, a cidade ampliou em 1.043 vagas para estudantes de 4 a 11 anos, quase o dobro em relação à segunda colocada, Praia Grande, cujo aumento foi de 563 matrículas. Na sequência do ranking aparecem Cubatão (315 matrículas a mais), Santos (301), Bertioga (255), Guarujá (250) e Mongaguá (183).
A análise mostra, ainda, que São Vicente concentra 35,8% de todas as matrículas acrescidas nas unidades de tempo integral da região, reforçando o papel da cidade como destaque no programa educacional.
Secretária de Educação do Município, Michelle Paraguai ressaltou a importância da jornada escolar ampliada. “Estamos comprometidos em oferecer cada vez mais oportunidades de aprendizado que considerem as necessidades físicas, emocionais e cognitivas de cada aluno. Queremos garantir que nossas escolas sejam espaços acolhedores que promovam crescimento, criatividade e inclusão”.
Na Primeira Cidade do Brasil, o ensino em tempo integral já conta com sete unidades: AMEI Rei Pelé (Samaritá); AMEIs Narizinho, Visconde e Emília (Tancredo); AMEI Vera Lúcia Machado Massis (Náutica); AMEI Duque de Caxias (Jardim Guaçu) e AMEI Maria de Lourdes Batista (Parque São Vicente).
“O impacto é muito positivo não apenas na vida da criança, mas, também, de toda a família, que, assim, pode trabalhar e estudar, sabendo que seu filho ou filha está sendo bem cuidado, num lugar que estimula o aprendizado, com boa alimentação e atividades lúdicas. Cuidar da criança é cuidar da família e cuidar do futuro”, pontua o prefeito Kayo Amado.
Criado em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC), o “Escola em Tempo Integral" se trata de uma política pública que busca ampliar a jornada escolar dos estudantes da educação básica, especialmente nas redes públicas (estaduais e municipais). Considera-se tempo integral a permanência do aluno por, no mínimo, 7 horas por dia na escola, com atividades pedagógicas, esportivas, culturais e de apoio ao aprendizado.
Entre os principais objetivos da jornada escolar ampliada, estão garantir mais tempo de aprendizagem em português e matemática; ampliar o acesso a atividades artísticas, culturais, tecnológicas e esportivas; promover o desenvolvimento integral dos estudantes (cognitivo, físico, social e emocional) e reduzir desigualdades educacionais.
Por - Renato Pirauá



