“A Baixada Santista, e por sua vez, São Vicente, é uma prioridade do governo do Estado de São Paulo, não à toa é mais beneficiada com investimentos proporcionais ao seu nível de importância”. Essa foi a declaração do Secretário Estadual de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab, durante a 258ª Reunião Ordinária do Condesb, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista, realizada nesta quarta-feira (25), em São Vicente. Além de Gilberto Kassab, representando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participaram do encontro o Secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva e o Presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini. Outras autoridades da Baixada Santista também estiveram presentes, entre prefeitos dos municípios, secretários municipais, vereadores e membros da sociedade civil.
Durante a reunião o Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, anunciou os investimentos de R$ 48 milhões de reais para a saúde de São Vicente, destinados ao custeio do Hospital materno-infantil:
“É uma alegria muito grande representar uma pauta prioritária do governo, como a saúde. E, pensando em saúde, estamos pensando em São Vicente, junto com o prefeito Kayo, numa reivindicação histórica dele, que era a maternidade aqui na cidade. Nosso objetivo é ampliar o número de atendentes, mas, junto com a ampliação, promover um salto de qualidade na atenção à saúde da mulher, principalmente na parte obstétrica. Para isso, o Governo do Estado é um parceiro fundamental”.
O Presidente do Condesb e Prefeito de São Vicente, Kayo Amado, comemorou a parceria: “Agradecemos a participação do Estado. Já realizamos um trabalho muito bom com recursos da cidade, e hoje, de forma muito especial, temos este convênio que triplicará o investimento no nosso hospital materno-infantil. Nosso objetivo é que as mães possam ter seus filhos aqui, e, quem sabe, com a estrutura que vamos oferecer, atender também demandas regionais, caso o Estado tenha interesse”.
Outro ponto de destaque para a Cidade foi a fala do Presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, que afirmou que São Vicente estará inserida no projeto de expansão da poligonal do Porto de Santos:
“Nosso objetivo é a integração do porto com as cidades, estudando e debatendo com os municípios as vantagens que essa expansão gerará para diversos setores da sociedade. O porto leva o nome de Santos, mas é o porto do Brasil e São Vicente será muito beneficiado com a nova poligonal”.
Já o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, falou sobre os atuais esforços do Estado para o setor:
“Discutimos várias demandas para a região. No caso da Secretaria de Desenvolvimento Econômico o foco das nossas ações é para atração de investimentos, geração de emprego e renda e qualificação. Vou marcar uma reunião específica com os prefeitos, com mais tempo para detalhar melhor os planos. Recebi algumas demandas que vamos trabalhar em conjunto com o Conselho”.
Durante o encontro também foram discutidos outros temas importantes para a Baixada Santista, como expansão do Porto, a construção do túnel Santos-Guarujá, monitoramento meteorológico e ações que fomentem o turismo e a geração de empregos na região.