Na última terça-feira (17), alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC), campus São Bernardo do Campo, realizaram uma visita técnica à São Vicente, que foi contemplada por uma iniciativa acadêmica vinculada às disciplinas de Política Urbana e Oficina de Planejamento Urbano do curso de Bacharelado em Planejamento Territorial.
Essas atividades fazem parte de um projeto prático do curso, que utiliza estudos de casos baseados em municípios de pequeno e médio porte. A proposta envolve a elaboração de um documento técnico de diagnóstico territorial e socioambiental, e uma minuta de uma nova lei de Plano Diretor para o município. O Plano Diretor é uma lei municipal que orienta o crescimento e o desenvolvimento de uma cidade de forma organizada, sustentável e equilibrada e funciona como um guia de planejamento urbano.
A primeira etapa do projeto foi iniciada em outubro do ano passado. Agora, os alunos retornaram para a visita, para discutirem os temas de Mobilidade Urbana, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento.
Durante a passagem por São Vicente, os estudantes realizaram um trajeto de campo, percorrendo pontos estratégicos da Área Continental e Insular, como a região do bairro Fazendinha, estações do VLT, Sambaiatuba, Tancredo Neves e a orla do Gonzaguinha. O objetivo foi analisar de perto as características e desafios urbanos da cidade.
O convênio entre a UFABC e a Prefeitura proporciona uma troca mútua de experiências. O Município se beneficia de propostas inovadoras de planejamento territorial, enquanto os alunos utilizam São Vicente como campo prático para desenvolver seus estudos.
“São Vicente está sempre de portas abertas para receber alunos e universidades. Somos uma cidade com uma singularidade histórica e cultural e também uma cidade que, diante dos desafios socioeconômicos, tem buscado soluções que tornam o município referência em inovação”, ressaltou a secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa Santos.
“Gostaria muito de agradecer a Prefeitura em nome da UFABC, esse trabalho só é possível quando a Prefeitura é parceira, agradeço muito”, destacou a professora universitária Rosana Denaldi.
O arquiteto e urbanista, Adriel Passos Neto, intermediador da iniciativa com a UFABC, frisa a importância da ação. “É muito valiosa a troca de conhecimentos entre Universidade e o Poder Público, ainda mais quando se trata de um curso inédito no Brasil oferecido pela UFABC”.
O arquiteto também relembra como foi o processo de trazer o projeto para o município:
“A parceria com o curso de graduação em Planejamento Territorial se iniciou em 2016, após a visita de uma arquiteta mestranda da Colômbia para conhecer as palafitas do México 70 e levantar dados na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB). No ano seguinte, me tornei aluno especial na pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território (PGT) na UFABC. Após a pandemia, o curso de graduação retomou os estudos de caso nos municípios, e São Vicente voltou a ser selecionada devido ao sucesso da experiência anterior. Em outubro de 2024, a convite das professoras Guadalupe Abib e Rosana Denaldi, fiz a apresentação de dados do município durante uma aula na universidade. Agora, em junho, juntamente uma equipe multidisciplinar da Prefeitura, composta pela engenheira ambiental Lyvia Fischer, o engenheiro Paulo Fiamenghi e o arquiteto e urbanista Luiz Terra, recebemos os estudantes para a apresentação de palestra e visita em campo", finalizou.