A cidade de São Vicente foi reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo com o Prêmio Excelência Educacional, entregue nesta terça-feira (25) em cerimônia realizada no Memorial da América Latina, na capital paulista. A cidade teve 14 escolas municipais premiadas por superarem as metas estabelecidas no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) em 2024.
O prêmio faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP, que incentiva o avanço na alfabetização dos estudantes da rede pública. As unidades vencedoras recebem recurso financeiro proporcional ao número de alunos, que poderá ser investido em melhorias estruturais e pedagógicas.
A Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc) destaca que a premiação é fruto de ações desenvolvidas na rede municipal desde 2023, dentre as quais a adesão ao Programa Alfabetizando, ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ao programa Estadual Alfabetiza Juntos, à LEEI (Leitura e Escrita na Educação infantil), à Avaliação de Fluência Leitora, SAASV, Monitoramento das Aprendizagens, Mentoria Pedagógica, entre outras.
A Secretária Municipal de Educação, Nívea Marsili, ressaltou o empenho de todos, desde a educação infantil até os anos finais, e destacou o trabalho conjunto das equipes escolares para alcançar o êxito. “A conquista de São Vicente reflete o compromisso da rede municipal de ensino com a qualidade da educação e o futuro das crianças vicentinas. Isso é resultado de um esforço coletivo, com professores dando aulas boas, e coordenadores e diretores compromissados”, afirmou a secretária, que também parabenizou a equipe pedagógica da Seduc. ”Vamos celebrar muito esse momento".
Em São Vicente, as unidades educacionais destacadas foram Caic Ayrton Senna (Humaitá), Duque de Caxias (Jardim Guaçu), Ercília Nogueira Cobra (Vila Margarida), Pastor Joaquim Rodrigues da Silva (Náutica 3), Prefeito Antônio Fernando dos Reis (Voturuá), Prefeito Jorge Bierrenbach Senra (Rio Branco), Prefeito José Meirelles (Quarentenário), Prefeito Sebastião Ribeiro da Silva (Tancredo), Professor Constante Luciano Houlmont (Vila Valença), Professor Luiz Pinho (Humaitá), Professora Leonor Guimarães Alves Stoffel (Samaritá), Professor Octávio de Césare (Catiapoã), Professora Vera Lúcia Machado Massis (Náutica 3) e Raquel de Castro Ferreira (Japão). Cada escola premiada recebe o valor de R$ 100,00 por estudante matriculado. Os recursos devem ser utilizados para melhoria das condições escolares e dos resultados da aprendizagem.
O evento reuniu o secretário da Educação do Estado, Renato Feder; a primeira-dama e presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas; o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado, além de prefeitos e secretários municipais de educação, e representantes das instituições parceiras do Alfabetiza Juntos SP, a Fundação Lemann, Instituto Natura, Associação Bem Comum, Parceiros da Educação e Sesi.
Foram concedidos dois tipos de premiação: um para os municípios com escolas vencedoras no Prêmio Excelência Educacional, que reconheceu 1.171 escolas municipais de 442 cidades; e outro para os 100 municípios, premiados pelos melhores índices de fluência leitora, um critério essencial para avaliar o desenvolvimento das crianças na alfabetização.
O Prêmio Excelência Educacional faz parte dos esforços do programa Alfabetiza Juntos SP, que busca fortalecer o ensino por meio de formação de professores, avaliação contínua, materiais didáticos padronizados e acesso a plataformas de leitura.
Por - Samanta Mercadante e Renato Pirauá