São Vicente sempre foi caracterizada por suas belezas naturais. Uma baía que proporciona uma experiência única e uma riqueza cultural que se mistura com as origens do Brasil. Nos últimos anos, esse potencial passou a ser explorado de forma estratégica, com uma “onda” de investimentos do programa São Vicente de Cara Nova, que tem implementado um novo conceito de “cidade viva”.
Como reflexo direto desse processo de transformação urbana e ocupação dos espaços públicos, o número de turistas que desceram a serra para visitar a Cidade neste verão cresceu mais de 50% em relação ao ano passado, segundo dados da Ecovias. A rede hoteleira também registrou aumento de aproximadamente 35% na demanda, evidenciando um novo momento para o turismo local.
Nova Orla do Gonzaguinha – Com 2 km de extensão, a orla foi completamente revitalizada, priorizando intervenções urbanísticas que valorizam a contemplação da natureza e da baía de São Vicente. Em 2023, o local foi reconhecido como uma das três melhores áreas para caminhada do Brasil, segundo o Instituto Caminhabilidade.
Píer dos Apaixonados – Inaugurado em 2022, o espaço tornou-se um dos principais cartões-postais da Cidade. Com estrutura em formato de coração e vista privilegiada do mar, o píer é cenário frequente para pedidos de casamento, celebrações românticas e registros inesquecíveis.
Parque da Juventude – Voltado ao lazer e ao esporte, o equipamento integra quadra de basquete, pista de skate e playground. Inaugurado em 2022, o parque está localizado no Itararé e se conecta a outro importante atrativo turístico: o Teleférico.
Píer do Pelé – Muito além do futebol, o monumento homenageia o maior jogador de todos os tempos em um cenário de rara beleza natural. O espaço recebe visitantes do mundo inteiro e, em 2024, foi chancelado como destino turístico esportivo do Estado, integrando a Rota do Futebol SP, que reúne acervos ligados à história do futebol paulista.
Fonte das Crianças – Com jatos d’água iluminados, a maior fonte interativa da Baixada Santista tornou-se ponto de encontro para famílias, reunindo multidões em dias de sol e fortalecendo vínculos afetivos com a Cidade.
Praça da Bíblia – Primeira praça da Bíblia à beira-mar do Brasil, o espaço se consolidou como local de manifestações religiosas e eventos ligados ao cristianismo.
O futuro já começou
Consolidada como destino turístico em ascensão, São Vicente segue investindo em novos equipamentos que fortalecem sua identidade e ampliam a experiência do visitante. Em reurbanização, a Praça da Biquinha será reconectada à história da Cidade, com elementos culturais alusivos às origens vicentinas e à tradicional produção de doces. O Memorial dos 500 Anos, a Praça 21 Irmãos Amigos e o Deck dos Pescadores também integram o pacote de investimentos turísticos.
“Esses dados vão sacramentando aquilo que a gente já percebe no dia a dia: São Vicente voltou a ser uma cidade viva, alegre, com os braços abertos para receber o cidadão. Sabemos que ainda há desafios, mas herdamos uma cidade com pontos turísticos deteriorados. Traçamos um plano de recuperação desses espaços e hoje começamos a colher os frutos”, destaca o prefeito Kayo Amado.
O chefe do Executivo também ressalta a integração entre turismo e comércio: “São Vicente é o polo comercial da Baixada Santista. Precisávamos melhorar as condições do nosso centro para fazer a economia girar novamente. Hoje temos o Boulevard Martim Afonso mais acessível, novas coberturas e uma nova Praça Barão a caminho”.
O plano de recuperação é acompanhado por uma agenda permanente de eventos. De 21 a 24 de janeiro, a Praia do Gonzaguinha (Praça Tom Jobim) recebe a edição 2026 da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, o maior espetáculo em areia de praia do mundo. De 17 de janeiro a 17 de fevereiro, aos sábados e domingos, a Praia do Itararé (altura do Teleférico) sedia a Arena de Verão TH+ Band São Vicente, com atividades esportivas e de lazer gratuitas, das 10h às 17h. Além disso, nos últimos domingos do mês, a Avenida Antônio Rodrigues se transforma na Rua da FelizCidade, espaço dedicado ao convívio familiar.
“Nosso sonho era ver São Vicente viva novamente. Viva para as crianças, para os idosos, viva para todos. Hoje, quem caminha pela orla percebe uma cidade que gera memórias, emoções e pertencimento”, conclui Kayo Amado.