O Novembro Vermelho é um movimento de alerta para prevenção e combate ao câncer de boca. Pensando nisso, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau) promove a campanha para avaliação de prevenção ao câncer de boca para população nas unidades de saúde da área insular e continental do Município. A ação inicia nesta segunda-feira (03) e se estenderá até o dia 28.
O munícipe que precisar da avaliação pode ir até a unidade de saúde, sem a necessidade de agendar uma consulta, sendo demanda livre, com atenção especial ao grupo de risco (adultos acima de 40 anos, tabagistas, etilistas, usuários de próteses dentárias e indivíduos que trabalham expostos ao sol).
A avaliação é feita por um cirurgião-dentista. Caso seja constada alguma lesão e a necessidade de passar por uma segunda avaliação, serão encaminhados ao Serviço de Estomatologia no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) III Insular (Av. Quintino Bocaiúva, 1.261 – Bloco B – 3º andar), através de agendamento realizado pela Unidade Básica de Saúde.
Confira o endereço das unidades nas Áreas Insular e Continental:
Área Insular
UBS Catiapoã - Av. Pérsio de Queiroz Filho, nº 733 – Catiapoã;
UBS Central - Av. Antonio Emmerick, 509- Vila Melo);
UBS Jip - Rua Roberto Kock, 584 – Jóquei;
UBS Jardim Guassu - Rua Lagarto, 101- Jardim Guassu;
ESF Parque São Vicente - Praça Dom Pedro I, s/nº - Parque São Vicente;
UBS Parque Bitaru - Praça Infante Dom Henrique, s/n- Bitarú;
UBS Praça Vitória – Praça Vitória, s/n- Vila Voturuá;
ESF Japuí – AV. Tupiniquins, s/nº - Japuí;
UBS Tancredo Neves – Rua Luiz Meirelles Araújo, s/nº - Tancredo Neves;
ESF Esplanada – Avenida Brasil, s/n – Esplanada dos Barreiros;
ESF Sá Catarina – Rua Travessa do Parque, s/n – Catiapoã;
UBS Vila Margarida – Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt, 299 – Vila Margarida.
Área Continental
ESF Humaitá – Rua Alfredo Neves, 319 – Humaitá;
ESF Rio Branco II e III – Rua Eduardo Cação, n° 186 – Jd Rio Branco;
ESF Parque das Bandeiras – Praça Dario Aredes Lacerda, s/nº - Parque das Bandeiras.
Câncer de Boca - A Campanha Novembro Vermelho é um alerta para prevenção e combate ao câncer de boca. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio, sejam diagnosticados no Brasil 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe.
A doença é um tumor maligno que afeta os lábios e cavidade oral, e está entre os mais incidentes no país, além de estar entre os seis tipos de câncer mais comuns em homens e oitavo nas mulheres. É um grave problema de saúde que pode ser controlado se for diagnosticado precocemente.
Os maiores fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca são o tabagismo e o consumo de álcool. Além destes, exposição ao sol sem prevenção, excesso de gordura corporal e infecção pelo vírus HPV também são condições de maior risco de câncer.