A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realizou, nesta terça-feira (23), uma audiência pública no Plenarinho da Câmara Municipal (Parque Bitaru) para discutir os processos envolvendo o sistema público de saúde no 2º Quadrimestre de 2025.
A cerimônia abordou alguns temas como: Exames e consultas; demandas reprimidas; cirurgias e procedimentos eletivos; tratamento fora do domicílio e assuntos referente à atenção primária à saúde, atenção especializada, assistência farmacêutica e almoxarifado; vigilância em saúde; atenção hospitalar, urgência e emergência.
Dentre estes assuntos, os que mais se destacaram foram a redução na quantidade de dias de espera para a realização de procedimentos de demanda reprimida, fazendo um comparativo de maio a agosto deste ano. Por exemplo: Consulta em Reumatologia Infantil, redução de 1.294 dias; ultrassonografia Doppler Venoso, redução de 544 dias; consulta em Hematologia, redução de 270 dias; consulta em Otorrinolaringologia Infantil, redução de 265 dias; eletroneuromiografia, redução de 252 dias e densitometria, redução de 507 dias.
Também foi ressaltada a quantidade de vacinas aplicadas nas unidades de saúde e shopping Brisamar, totalizando 184.905 aplicações. As demandas livres foram outro ponto de destaque, bem como o agendamento de consultas e seguintes exames: Audiometria, consulta em alergista pediatra, gastro pediatra, buco maxilo, dermato pediátrico, endócrino pediatra, endodontia, hematologia infantil, nefrologia, neurocirurgia geral, oncologia, periodontia, psquiatra adulto, proctologia, reumatologia, urologia, eco fetal, ecocardiograma, eletroencéfalo, escanometria, holter, mapa de presão, mastologia, RX geral, teste ergométrico, USG obstétrico morfológico, USG obstétrico transvaginal de 12 semanas, USG de tireóide com Doppler e USG transvaginal com Doppler tiveram as filas de espera zeradas ou agendamento dentro do prazo de 22 dias.
"A audiência pública é um momento essencial de transparência e diálogo com a população. Apresentar os avanços conquistados neste segundo quadrimestre, especialmente na redução das filas de espera e ampliação do acesso aos serviços de saúde, reforça o nosso compromisso com um atendimento cada vez mais humanizado, ágil e eficiente. Mas o que fica de alerta é o absenteísmo que temos em nossas unidades. Quando não há um aviso prévio, de pelo menos 72h, isso tira a oportunidade de outro munícipe ser atendido”, pontuou a secretária da Saúde, Michelle Santos.