A Secretaria de Turismo de São Vicente (Setur) participa da Temporada de Cruzeiros 2025/2026, marcando uma nova etapa na estratégia de fortalecimento do turismo local. Com um estande informativo instalado no terminal de cruzeiros, a Cidade aposta na divulgação de seus atrativos naturais, culturais e históricos para um público nacional e internacional, ampliando sua visibilidade e potencial econômico.
Contendo panfletos e painel informativo, a ação visa dar visibilidade às belezas naturais do Município, potencializadas pelo programa "São Vicente de Cara Nova", que vem transformando os principais pontos turísticos da cidade, como a Orla do Gonzaguinha, o Píer dos Apaixonados, o Píer do Pelé, a Fonte das Crianças e o Parque da Juventude. Também estão em andamento as melhorias sobre a Biquinha, o Deck dos Pescadores e o Memorial dos 500 Anos.
Durante toda a temporada, que se estende até abril de 2026, a equipe de São Vicente atuará no terminal prestando informações e apoio aos cruzeiristas. Em parceria com as agências receptivas, serão oferecidos roteiros personalizados que destacam as belas praias, o centro histórico, as experiências culturais e as atividades diversas, esportivas e de aventura, como o tradicional salto de parapente, que tem atraído visitantes em busca de emoção e contato direto com a natureza vicentina.
Além disso, em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult), serão promovidas ativações culturais com personagens históricos como Ana Pimentel e Martim Afonso, proporcionando aos turistas uma verdadeira imersão na história do Brasil.
A Secretária de Turismo, Juliana Santana, destaca que a participação na temporada é estratégica para consolidar São Vicente no mapa do turismo: “Nossa presença no terminal é fundamental para apresentar o potencial turístico de São Vicente a um público altamente qualificado. Queremos que cada visitante contemple a história e as belezas naturais da Primeira Cidade do Brasil, impulsionando toda a cadeia produtiva local”.
A fim de potencializar a experiência do visitante e garantir que o fluxo de turistas se converta em benefícios concretos para a economia local, a Setur estabeleceu uma parceria com agências receptivas. A Diretora de Planejamento da Secretaria, Viviane Ribeiro, detalha a logística de acolhimento: "O trabalho em conjunto com as agências receptivas é crucial para direcionar os turistas para os passeios e atrativos de São Vicente. Nosso objetivo é transformar o Concais em uma porta de entrada para a cidade, garantindo que o fluxo de cruzeiristas seja absorvido de forma eficiente, oferecendo roteiros que mostrem o melhor de São Vicente, desde as praias até o nosso centro histórico".
Por Rafael Dias