O Centro de São Vicente, consolidado como o principal polo comercial da Baixada Santista, registrou aumento de 20% nas vendas nesta segunda-feira (26), feriado em comemoração ao aniversário de Santos.
Com a folga no município vizinho, estabelecimentos vicentinos tornaram-se o principal destino de consumo para moradores de Santos, que aproveitaram o dia para circular pelo comércio diversificado da Primeira Cidade do Brasil. Entre os produtos mais procurados, destacaram-se eletrônicos e eletrodomésticos.
O aumento expressivo no fluxo de consumidores confirmou a expectativa do setor. Gerente de vendas de uma loja no Boulevard Martim Afonso, Tiago Assunção explica que o comércio local já se prepara para esse tipo de movimentação.
“Qualquer feriado em Santos gera impacto direto nas vendas do Centro de São Vicente. Tivemos um crescimento entre 15% e 20%. Já sabemos que o fluxo de pessoas aumenta, porque os consumidores vêm em busca de preços mais acessíveis e variedade”.
O desempenho positivo reflete diretamente os investimentos da Administração Municipal na requalificação do chamado maior ‘shopping a céu aberto’ da Baixada Santista.
Em 2023, a Prefeitura lançou o programa São Vicente de Cara Nova, voltado à recuperação do eixo centro-praia, com foco no fortalecimento da economia, na geração de emprego e renda e na valorização do espaço urbano. Desde então, a iniciativa promoveu intervenções estruturantes, como a transformação da Rua Martim Afonso em boulevard comercial, possibilitando o fechamento da via para pedestres em períodos de maior movimento.
“A reforma trouxe mais clientes para o Centro, que hoje está mais bonito, moderno, acessível e confortável para quem circula”, acrescentou Tiago.
O secretário de Comércio, Indústria e Negócios Portuários, Fernando Paulino, destacou que a integração entre comércio, turismo e lazer tem sido determinante para o novo momento econômico da Cidade, projetando um boom comercial a partir de 2026.
“O eixo centro-praia é o maior polo gerador de empregos de São Vicente. Os investimentos em revitalização urbana, aliados a legislações mais modernas, devolveram a confiança do empresariado e reposicionaram o Centro como referência regional”.
“O comércio está se reerguendo com força, movimentando toda a economia local, o que nos permite projetar um crescimento ainda maior nos próximos anos”, completou.
O programa adota o conceito de ‘cidade viva’, integrando turismo, lazer e comércio. Como reflexo dessa estratégia, São Vicente esteve entre os 25 municípios do Estado com maior número de contratações durante a alta temporada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Futuro
Dando continuidade ao São Vicente de Cara Nova, a Prefeitura já iniciou a segunda fase da reurbanização do Centro Comercial, com melhorias nas calçadas das ruas Frei Gaspar, João Ramalho, José Bonifácio, XV de Novembro e Jacob Emmerich. Ainda este ano, também terá início a revitalização da Praça Barão do Rio Branco, com novo paisagismo e acessibilidade.
“Queremos que São Vicente volte a ser um espaço de convivência, orgulho e acolhimento. O novo Centro Comercial é um convite para o morador se reconectar com a Cidade e para que o turista descubra o maior shopping a céu aberto da região. Esse crescimento é resultado de planejamento estratégico e da conexão entre turismo, esporte, cultura, lazer e comércio”, afirmou o prefeito Kayo Amado.