O início das aulas esportivas gratuitas em São Vicente, que começaram no dia 4 de fevereiro, gerou grande interesse, com 2,8 mil vagas distribuídas em 33 modalidades, atendendo pessoas de todas as idades, incluindo idosos e pessoas com deficiência (PCDs).
Para Áurea Pereira, coordenadora do Departamento de Escolinhas, a procura reflete a conscientização sobre os benefícios da atividade física. “O esporte melhora não só a saúde física, mas também o bem-estar emocional. Esse início de ano tem sido muito positivo para atrair novos alunos e incentivar hábitos saudáveis”, destacou.
No Complexo Manuel Alves Barreto (Jepom), a ginástica foi uma das modalidades mais disputadas. Eliana Silva, 65 anos, professora aposentada, viu na iniciativa uma oportunidade de retomar a prática de exercícios. “Fiquei um bom tempo parada, mas minha irmã já participava das aulas e me incentivou. Resolvi tentar e estou adorando. Sinto que tenho mais disposição no dia a dia”.
Algumas atividades, como ginástica localizada e alongamento tiveram uma demanda muito alta e já estão com suas vagas preenchidas rapidamente, mas ainda há vagas abertas em outros horários, como ginástica das 7h às 8h e das 14h às 15h, ritmos das 15h30 às 16h30, alongamento das 17h às 18h e funcional kids das 10h às 11h.
Os interessados podem se inscrever nos locais de atendimento, apresentando os documentos necessários, sendo eles: Uma foto 3x4, cópia do RG ou certidão de nascimento, declaração escolar (para alunos de até 16 anos), cópia do comprovante de residência atualizado e cópia do RG do responsável, no caso de menores de idade. As rematrículas ocorreram nos dias 29 e 30 de janeiro, e as novas matrículas estão abertas desde 3 de fevereiro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30.