Antes de cruzar o oceano rumo a um dos palcos mais prestigiados da dança clássica mundial, o bailarino vicentino Henzo Ferreira, de 15 anos, visitou a Prefeitura de São Vicente nesta terça-feira (20), em um momento simbólico de reconhecimento à sua trajetória. Integrante do Balé Jovem do Município, o jovem foi selecionado para o Prix de Lausanne 2026, concurso internacional que acontece de 1º a 8 de fevereiro, na Suíça, reunindo 80 bailarinos de diversos países, entre eles, somente cinco brasileiros.
Morador da Vila Margarida, Henzo carrega uma história marcada por talento, disciplina e oportunidade. Incentivado desde cedo pela dança e contemplado, ainda criança, com uma bolsa de estudos no Balé Jovem de São Vicente, ele construiu um caminho consistente, com destaque em festivais e premiações que confirmaram o potencial visto logo nos primeiros anos de formação.” Quando me chamaram para ter aulas particulares no meu primeiro e quando comecei a ir para festivais de dança e fui premiado. Ganhei prêmio de bailarino revelação, isso me motivou!”.
O reconhecimento institucional, antes da viagem, reforça o peso dessa conquista. Ele destaca que a dança ainda enfrenta desafios de valorização no Brasil, especialmente para bailarinos homens, e vê na recepção da Prefeitura um sinal de que o esforço vale a pena. “Ainda levam apenas como hobby ou não dão importância. A oportunidade da dança e a bolsa de estudos que ganhei do Balé Jovem mudaram minha vida e o reconhecimento do prefeito é reconhecer essa importância e de algum jeito mostrar para outros meninos e meninas que a dança é profissional, que se dedicar e lutar por um sonho vale a pena”.
Selecionado após um rigoroso processo internacional, Henzo afirma que representar São Vicente e o Brasil amplia o senso de responsabilidade. “Estou fora de casa e fica uma responsabilidade de mostrar ao mundo a qualidade que temos aqui no Brasil também! Todos falam que o brasileiro tem um sentimento diferente na dança e deixar nosso país entre os melhores é um sonho”.
A diretora do Balé Jovem de São Vicente, Geyssa Alencar, que acompanha o bailarino na viagem, destaca que a participação no Prix de Lausanne reflete o trabalho coletivo desenvolvido ao longo dos anos. “É um reconhecimento do trabalho que fazemos aqui no Balé Jovem. Uma equipe comprometida com o melhor para cada aluno. Esse é o momento de colher os frutos do que plantamos. Estar entre os melhores do mundo é a confirmação de estar no caminho certo”.
Além de celebrar conquistas individuais, o Balé Jovem de São Vicente segue ampliando oportunidades. No dia 24 de janeiro, a partir das 15h, o projeto realiza audição para concessão de bolsas de estudos em dança, destinadas a crianças e jovens a partir de 7 anos completos. As bolsas podem ser integrais ou parciais, conforme critérios pedagógicos da instituição.
Local: Avenida Prefeito José Monteiro, nº 70 – Jardim Independência – São Vicente
Informações: (13) 97423-9980
Inscrições: https://forms.gle/2pp51qcGKwPsZXMp7