Alunos do 3º ano da Amei Maria de Lourdes Batista (Parque São Vicente) transformaram a escola em uma verdadeira pizzaria na tarde desta sexta-feira (7). A ação fez parte do projeto “Criando uma Pizzaria: Aprendendo a Empreender”, desenvolvido nas oficinas do período integral pela equipe da União de Amparo à Comunidade de Escolas Públicas (UACEP). A iniciativa teve como objetivo despertar o espírito empreendedor das crianças por meio de uma experiência lúdica e prática.
Durante a atividade, os estudantes se dividiram em grupos e criaram suas próprias pizzarias, planejando cardápios, organizando funções e simulando o atendimento ao público. Cada criança assumiu uma diferente função, como gerente, pizzaiolo, garçom ou caixa, vivenciando situações reais do mundo dos negócios e aplicando conteúdos de matemática e educação financeira, como cálculo de valores e troco.
A Oficina de Cozinha Experimental foi responsável pela produção das pizzas, completando a vivência com o preparo do produto final. De acordo com o educador Thiago Vitalino, da UACEP, o projeto nasceu de uma ideia trazida por uma aluna e rapidamente ganhou o entusiasmo da turma. Segundo ele, o aprendizado vai muito além do momento da atividade: “Eles aprendem brincando, e isso pode inspirá-los no futuro. Não é apenas um projeto, é algo que eles levam para a vida”.
A diretora da unidade, Adriana de Sousa, destacou a importância pedagógica da iniciativa, que une teoria e prática de forma significativa. “A atividade envolve empreendedorismo, matemática e convivência. Eles aprendem o valor de cada função e ainda vivenciam o prazer de fazer e degustar o próprio trabalho.”
As crianças também demonstraram entusiasmo e envolvimento. “Eu estava muito ansiosa pra essa atividade, só falava da pizzaria. Gostei de tudo, mas trabalhar no caixa foi o mais legal, porque aprendemos matemática de um jeito divertido”, contou Maria Luisa Guedes, 9 anos, aluna do 3º ano C.
Ao final da tarde, os alunos refletiram sobre a experiência e entenderam que empreender significa imaginar, planejar, dialogar e cooperar para transformar ideias em realidade.
-
Texto - Felipe Falcão