No terceiro dia da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente – realizado na Praia do Gonzaguinha (Praça Tom Jobim), a magia continuou a encantar moradores e visitantes no maior espetáculo de areia de praia do mundo. A cada cena, a Cidade revive suas origens, reafirmando a força da história, da fé e da cultura que moldam a identidade vicentina.
A grandiosa produção é possível graças ao apoio e à dedicação de diversas instituições e parceiros, que uniram esforços para manter viva essa tradição. Juntos, contribuem para que a cultura da Céllula Mater do Brasil seja valorizada, difundida e relembrada por todas as gerações, fortalecendo o orgulho e a memória coletiva do povo vicentino.
"A Encenação tem um valor imensurável, pois promove cidadania, pertencimento e o conhecimento da democracia no Brasil. Esta é a minha quarta edição como diretor, e somos muito gratos a todos os envolvidos por tornar possível a realização desse espetáculo para tocar os corações do público", ressaltou o diretor da peça teatral, José Luiz Morais (Luigi).
O produtor Matheus Macedo compartilhou um pouco da experiência de conduzir um projeto dessa magnitude. "O que me motiva é trazer as pessoas para perto, aproximá-las da fazenda cultural. Para além das 4 mil pessoas que assistem ao espetáculo todas as noites, mais de 500 pessoas da comunidade estão envolvidas com arte – seja consumindo, produzindo ou incentivando outros a consumir. No meu entendimento, o coração da encenação está aí", afirmou.
Alexandre Rodrigues, secretário de Cultura de São Vicente, também se mostrou satisfeito com o sucesso do evento e reconheceu a importância dos apoiadores. "Nosso sentimento é de gratidão aos parceiros e patrocinadores que tornaram possível a realização da encenação. É fundamental manter viva essa tradição da cidade. O espetáculo segue levando a história e cultura de São Vicente a moradores e turistas, além de celebrar o sucesso do evento e o orgulho de mostrar que tudo começou aqui", destacou.
Parceiros
Milena Arthur, coordenadora de comunicação da Ecovias, expressou a gratidão da empresa em poder contribuir com esse projeto. "A cultura tem o papel de movimentar as pessoas. Logo, para a Ecovias, proporcionar um projeto que faça com que essa conexão entre toda a Baixada Santista aconteça é algo muito especial. Nós, que estamos tão intimamente ligados à história de São Vicente, nos sentimos privilegiados em poder contribuir com esse espetáculo”.
A Ecovias é a concessionária responsável pela operação do Sistema Anchieta-Imigrantes, principal via de acesso à Baixada Santista. Com um compromisso de promover o desenvolvimento regional e melhorar a qualidade de vida, a empresa investe constantemente em infraestrutura e projetos que impactam positivamente a região, como é o caso deste patrocínio. Seu envolvimento com a cultura local reflete a preocupação da Ecovias em promover a integração da comunidade com o patrimônio histórico e cultural da Baixada Santista.
O maior espetáculo em areia de praia do mundo segue até este sábado (23), a partir das 20h30, na areia da Praia do Gonzaguinha (Praça Tom Jobim). A programação também inclui uma área imersiva, proporcionando ao público uma experiência sensorial na história de São Vicente. Ao lado da arena, estará a Feira SV 360, iniciativa voltada ao fomento do empreendedorismo local.
A Encenação 2026 é incentivada via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com patrocínio de Brasil Terminal Portuário, GranServices, Grupo EcoRodovias e Sabesp. A iniciativa é uma realização da Associação dos Artistas e Prefeitura de São Vicente, com apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.