Dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação, uma data importante para a conscientização sobre a fome, a adoção de hábitos alimentares saudáveis, o combate ao desperdício, o apoio à produção local e sustentável, entre outros. Pensando nisso, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), promove, nesta quarta-feira (15), das 9h às 13h, na Avenida Ayrton Senna (Praia do Itararé, altura da Paróquia São Pedro Pescador), a Feira do Dia Mundial da Alimentação, que tem por objetivo reunir produtores e consumidores de alimentos orgânicos e agroecológicos, além de atores sociais envolvidos na elaboração de ações, projetos e serviços voltados à segurança alimentar e nutricional.
O objetivo é integrar as redes destas políticas intersetoriais e transversais às estratégias de mitigação das mudanças climáticas do Coop Clima.
O evento contará com barracas que comercializam alimentos orgânicos, agroecológicos e artesanais, além de atividades educativas voltadas à sustentabilidade e alimentação saudável.
Entre as atrações, há destaque para a barraca de distribuição de mudas de árvores, com orientação de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) e uma barraca do Coop Clima, onde o público poderá obter informações sobre medidas de enfrentamento às mudanças climáticas e participar da divulgação da Oficina Participativa e de Avaliação (OPA!).
Também haverá uma barraca de Educação Nutricional, com orientação de nutricionistas da Diretoria de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de São Vicente.
O evento é destinado a produtores e consumidores que frequentam a Feira EcoArt de Artesanato e Agroecologia do Itararé, além de diversos atores sociais, incluindo técnicos das secretarias municipais, representantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Participarão integrantes das secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, entre outras, que colaboram nas políticas de segurança alimentar e nutrição da cidade.
A iniciativa conta com a colaboração de importantes parceiros, como o projeto musical Fábio Fênix, o Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional da Baixada Santista (ObSAN-BS) e a Universidade de São Paulo (USP), além do apoio fundamental da Feira EcoArt, um espaço dedicado à comercialização de produtos da economia popular e solidária.
Programação
10h30: Abertura do evento com pronunciamentos de autoridades e representantes dos atores sociais.
11h00: Lançamento de uma música em homenagem ao Dia Mundial da Alimentação, com participação do público na votação do nome da canção.
11h40: Apresentações culturais e intervenções do Coop Clima.
13h00: Encerramento.
por Nattan Frade Alves