Impactando diretamente a vida das crianças e de suas famílias, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realizou nesta quinta-feira (4) a entrega de 20 cadeiras adaptadas e 14 órteses de membros inferiores para crianças com deficiência atendidas no Centro de Reabilitação Física Infantil São Camilo. A aquisição integra o programa de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM), que, desde 2022, já distribuiu cerca de 460 equipamentos adaptados à população.
Amplamente estruturados, os equipamentos auxiliam na locomoção, garantem mais conforto e contribuem para o desenvolvimento de autonomia dos pacientes.
As crianças passaram por uma avaliação da equipe multidisciplinar do Centro São Camilo, que identificou as necessidades de cada paciente e solicitou a confecção das cadeiras e órteses. Em seguida, foram realizadas as etapas de medição das dimensões, molde individualizado, prova, ajustes finais e, por fim, a entrega.
“Na entrega de hoje, além das cadeiras, algumas crianças também receberam órteses para os membros inferiores. Enquanto a cadeira ajuda a melhorar a postura do tronco, pescoço e cabeça, a órtese tem a função de corrigir o modo como a criança pisa, oferecendo mais suporte ao movimento”, explicou o coordenador de Reabilitação Física e Respiratória, Rodrigo Januário Ferreira.
Um dos contemplados foi o pequeno Benjamin Menezes dos Santos, de 1 ano e 10 meses. Sua avó, Ivanilda Maria de Paula dos Santos, descreveu com emoção o sentimento ao ver o neto receber o novo acessório: “O Benjamin nasceu prematuro, de sete meses. Durante a gestação, a mãe fez um ultrassom que mostrou muito líquido na placenta, o que adiantou o parto. Após o nascimento, ele foi diagnosticado com microcefalia. Soubemos desse programa através de uma médica do Hospital Guilherme Álvaro. Logo depois, fomos até a unidade e começamos o tratamento dele, até chegarmos à entrega de hoje. Essa é a primeira cadeira dele, e já vai ajudar muito, principalmente nas refeições. Antes, eu tinha que segurá-lo no colo. Hoje posso dar a comida com ele confortável na cadeira. A órtese vai oferecer mais estabilidade aos pés”.
A mãe de Pedro Lucas, Luana Maria da Silva Santos, também destacou a importância da aquisição na rotina do filho: “Essa já é a segunda cadeira dele. A primeira ele recebeu aos 5 anos. Esta vai melhorar a coluna, porque ele cresceu bastante e a anterior já estava pequena e inadequada. É um ótimo programa, pois nem todo mundo tem acesso. Graças ao São Camilo, podemos oferecer uma cadeira e uma órtese dignas para os nossos filhos”.
“São órteses e próteses projetadas e adaptadas para cada criança que necessita de um apoio para superar seus desafios. São histórias muitas vezes não contadas, mas precisam ser reproduzidas. Histórias de crianças que estão tendo a possibilidade de ter mais independência e qualidade de vida. Uma política pública linda”, compartilha o prefeito Kayo Amado.
“Quero parabenizar toda a equipe do São Camilo pelo trabalho realizado com as crianças. A entrega desses equipamentos é fruto de um trabalho conjunto e cuidadoso, que reforça nosso compromisso em oferecer um atendimento de saúde mais humano aos pacientes e familiares”, ressaltou a secretária da Saúde, Michelle Santos.
Programa Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM)
A iniciativa contempla pacientes das unidades Reabilitar I e II, além do Centro São Camilo.
Em 2022, após 10 anos, a atual gestão retomou o projeto e, por meio da Secretaria da Saúde, vem dando sequência ao programa de aquisição dos aparelhos, que promovem acessibilidade, reabilitação plena e inclusão social para pessoas com deficiência.
A iniciativa prevê a entrega de cadeiras de rodas infantil/juvenil, cadeiras higiênicas, carrinhos posturais adaptados, almofadas, mesas de atividades, próteses, calçados e palmilhas sob medida; além de órteses de membros superiores e inferiores, andadores, muletas e bengalas.
Atendimento no Centro São Camilo
A unidade atende crianças de até 12 anos com paralisia cerebral, sequelas da Covid-19, mielomeningocele, malformações dos membros, amputações, atraso do desenvolvimento motor, síndromes neurológicas, atrofia muscular espinhal, distrofia muscular, síndromes raras, síndrome de Down, sequelas de AVC, paralisia facial, traumatismo cranioencefálico, sequelas de tumores cerebrais e doenças pulmonares crônicas graves.
Após encaminhamento da rede de atenção primária, de urgência/emergência ou da especializada, a criança passa por consulta médica na unidade e, conforme avaliação, é direcionada aos profissionais da equipe técnica.
O Centro São Camilo oferece atendimento em fisiatria, neuropediatria, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, psicologia, enfermagem e nutrição.
O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida João Francisco Bensdorp, nº 261 – Náutica III.
Por Guilherme Gebara