As unidades de saúde Reabilitar I e II tiveram uma manhã repleta de emoção e agradecimentos nesta quarta-feira (22), com a entrega de oito cadeiras de rodas a pacientes atendidos nos locais. A ação simbolizou mais do que uma entrega de equipamentos: uma nova etapa na vida de cada paciente, que agora pode contar com mais autonomia, conforto e dignidade.
Uma das histórias foi de Creusa Gomes dos Santos e seu irmão, Djalma Gomes dos Santos, atendido pelo Reabilitar I. “Hoje eu cuido do meu irmão. Ele sempre trabalhou muito, e acabou tendo um problema de circulação no pé, por conta de uma bota que usava, o que o fez amputar os dedos dos pés. Depois, esse problema se estendeu para o resto das pernas, e ele teve que amputar acima do joelho. Estava há três anos usando a cadeira de rodas convencional. Quando recebemos o telefonema para vir buscar o novo equipamento, não conseguimos nem dormir. A cadeira motorizada vai transformar completamente a vida dele, que agora vai poder se locomover sozinho, fazer suas atividades. É um presente que não tem preço”, conta Creusa.
Djalma, com a voz emocionada, completa: “Essa é minha primeira cadeira motorizada. Nunca imaginei que poderia ter uma. Hoje eu já fui até o banheiro sozinho, andei até o fim do corredor. Estou aprendendo aos poucos. Estou muito feliz, muito agradecido”.
No Reabilitar I, unidade da Área Insular, foram entregues três cadeiras motorizadas e duas de banho. Já na Área Continental, no Reabilitar II, foram entregues uma cadeira motorizada, uma de banho e outra de banho especial para pacientes obesos.
Também realizaram o molde de medidas de prótese, palmilhas, cadeiras de rodas e cadeiras motorizadas para pacientes que receberam os equipamentos. Essa é a primeira fase de entregas. Ao todo, 192 novos equipamentos serão distribuídos nas unidades de reabilitação da Cidade.
“Aqui é um local de nova etapa da vida do paciente. É onde ele vai ter a oportunidade de receber um equipamento totalmente personalizado. Quero parabenizar todos que fizeram parte do processo para que essa conquista se tornasse realidade”, enalteceu o prefeito Kayo Amado.
A secretária de Saúde, Michelle Santos, também destacou a importância da ação para os pacientes e suas famílias: “Mais do que entregar equipamentos, hoje entregamos dignidade e qualidade de vida. Cada cadeira, cada prótese, cada ajuste feito com cuidado, representa o nosso compromisso com a inclusão e com o direito de cada pessoa viver com autonomia. Ver a emoção dos pacientes e familiares nos mostra que estamos no caminho certo”.
“Isso é um presente, uma benção. Sempre procurei viver e ser feliz. Agora, com essa cadeira, tudo ficou mais fácil", concluiu Djalma.
Atendimento Reabilitar – As unidades atuam com os serviços de habilitação e reabilitação de PCDs, atendendo pessoas com deficiência física, neurológica e amputados, acima de 12 anos, residentes do Município.
Os requisitos para acesso é a apresentação de uma ou mais dessas condições: Sequela de AVC, sequela de Covid-19, paralisia facial, paralisia cerebral, amputações, distrofia muscular, atrofia muscular espinhal, síndromes neurológicas, parkinson, esclerose lateral amiotrófica, esclerose múltipla, sequela de tumores cerebrais, síndrome de down, lesões medulares, traumatismo cranioencefálico e doenças pulmonares crônicas graves.
Após encaminhamento da rede de atenção primária, de urgência e emergência ou da especializada, o paciente passa por consulta médica na unidade, e, conforme solicitação do mesmo, será direcionado para cada técnico especializado da unidade, de acordo com a necessidade.
As clínicas Reabilitar I e II oferecem serviços de fisiatria, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, psicologia, enfermagem e nutrição.
Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos seguintes endereços:
- Avenida Minas Gerais, 19 - Vila São Jorge
- Avenida Deputado Ulisses Guimarães, nº 601 – Jardim Rio Branco
Programa Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) - A ação faz parte do programa de entrega de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) para pessoas com deficiência, que contempla as unidades do Reabilitar I e II, além do Centro São Camilo, iniciado em 1997 e teve continuidade até 2012.
De 2012 a 2016, as entregas passaram a ser realizadas pelo Estado. Em 2022, a Prefeitura retomou o projeto e através da Secretaria da Saúde (Sesau), vem dando sequência ao programa de aquisição dos aparelhos que promovem acessibilidade, reabilitação plena e inclusão social para as pessoas com deficiência.
De 2022 a 2025, a Sesau já realizou 334 entregas, sendo: 116 cadeiras de rodas infanto/juvenil, cadeira higiênica, carrinho postural adaptado, almofada para cadeira de rodas e mesa de atividades para cadeira de rodas; 73 próteses, calçados adaptados e palmilhas sob medida; 145 órteses de membros superiores/inferiores, andadores, muletas e bengalas.
As novas entregas estão sendo realizadas a partir de emenda da deputada federal, Rosana Valle.