O que parecia ser mais um dia normal no Hospital do Vicentino acabou se transformando em um momento especial, quando Mel e Boris, cães da raça Golden Retriever, foram até a unidade, na manhã desta quarta-feira (26), alegrar os pacientes e servidores com uma sessão de terapia assistida. O objetivo dessa ação é ver os resultados que a terapia assistida com cães traz para os pacientes.
“A ideia é proporcionar suporte emocional aos pacientes que estão na unidade. Na rotina de trabalho, a gente escuta os pacientes comentando sobre a saudade que sentem do seus animais de estimação. Nesse contexto, permitir a visita dos cães pode ser um importante fator de apoio aos nossos pacientes", ressaltou a psicóloga Ana Martha Falzoni.
Com a chegada dos animais à área administrativa, todos os olhos se voltaram para eles. A encarregada geral de higienização, controladoria e recepção, Priscila Vanessa Felipe Freire, não perdeu tempo e foi tirar uma foto com eles, aproveitando para ressaltar a importância da ação: “Eu adorei. Quando vi eles chegando, já fui pedindo para tirar foto. Eles são uma celebridade. Uma ação como essa ajuda não só os pacientes, como também quem trabalha conosco aqui. Foi muito boa essa visita”.
Após visitarem os servidores, Mel e Boris foram em cada quarto da enfermaria do hospital levar um pouco de companhia para os pacientes, fazendo grande diferença para o dia de Jurandir Pereira: “A visita deles ajuda na recuperação. Estou aqui há uma semana por alguns problemas de saúde e, poder vê-los traz uma alegria imensa. Eu tenho dois cachorros, e, com essa visita, deu para matar um pouco da saudade que estou dos meus”.
“Nossa, essa ação foi espetacular. Na maior parte do tempo, a gente acaba passando aqui dentro do quarto, sem visita. Recebê-los nos traz grande alegria. Gostei muito da visita deles. Espero que venham mais vezes”, pontuou Edivaldo Silva, acompanhante na unidade de saúde.
O tutor da Mel e do Boris, Diogo Amparo, explicou o início do ação e o resultado da visita na unidade: “Eu e a Camila somos tutores deles. Começamos a fazer esse trabalho de cão terapeuta em 2018. Um dia, um rapaz autista entrou em contato pelas redes sociais, pedindo para conhecê-los. A gente fez a visita a ele, depois aos amigos dele e, assim, foi indo, até que, em 2020, o Instituto Adimax veio até a gente solicitar parceria. Nisso, começamos a fazer esse trabalho por toda a Baixada Santista. A ação no Vicentino foi muito boa. É sempre gratificante ver o sorriso no rosto do próximo. Às vezes, pra gente é algo tão normal, mas para outra pessoa, se torna um momento especial”.
“Poder trazer um conforto a mais para o paciente é o que faz diferença no tratamento pelo qual ele está passando. Essa foi a primeira ação que realizamos, e posso dizer que estou muito contente com os resultados. Quero parabenizar toda a equipe do hospital e diretoria por organizarem esse evento”, salientou a secretária da saúde, Michelle Santos.