Em um dia marcado por emoção, histórias de superação e gratidão, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realizou, nesta, sexta-feira (12), a entrega de cadeiras de rodas e órteses para pacientes do Reabilitar I (Área Insular) e II (Área Continental). Ao todo foram distribuídos 25 equipamentos, proporcionando conforto, mobilidade e qualidade de vida para aqueles que enfrentam desafios diários de locomoção.
Uma das pessoas que teve a vida transformada foi o ex-jogador de basquete Luiz Firmo Gomes Filho, que já atuou pelo Corinthians e, até mesmo, a Seleção Brasileira. Em 2023, o ex-atleta estava subindo no ônibus quando sofreu um corte na perna: “Eu estava entrando no ônibus e bati minha perna em um vidro. Cortou, mas não foi fundo, então nem me preocupei. Alguns dias depois, tive tontura e fui ao médico; foi quando comecei os exames e descobri que teria que amputar a perna”, relata.
Para ele, depender da ajuda de outras pessoas é uma sensação nova, e o acesso à cadeira de rodas lhe dará mais autonomia. O ex-jogador, que faz fisioterapia, relembra sua trajetória no esporte: “Eu jogava muito. Desde os 12 anos estou no basquete, e, agora, preciso de ajuda. Me emociono ao pensar que aquele corte no ônibus mudou minha vida. Continuo batalhando. Perceber que pessoas trabalhando por mim é emocionante. Aqui, só sorrisos verdadeiros”, comenta, emocionado.
Receber a cadeira nova é uma vitória para o ex-jogador, que busca se reinventar em sua nova fase com o apoio do sobrinho, que o acompanha. Mas também é uma vitória para Katia Ribeiro Nunes, que recebeu uma cadeira de rodas adaptada e uma cadeira de banho para o filho, Thiago Ribeiro da Silva, que chegou extremamente animado para a entrega do equipamento. “Descobri que ele tinha paralisia cerebral, ainda na gravidez. Ele é gêmeo, e vimos que um dos bebês estava se desenvolvendo muito lentamente. Por meio de exames, descobrimos. É uma grande batalha, e ele foi muito forte”, comenta a mãe, emocionada.
Katia utilizou a mesma cadeira de rodas por 12 anos, até que o equipamento começou a apresentar problemas. Ela conta que buscou alternativas para a compra, mas os preços ultrapassam R$ 15 mil, o que estava fora de suas condições. “Procuramos muito e não conseguia encontrar. Até buscamos orçamento para conserto, mas ficava mais de R$ 4 mil. Foi quando vi esse projeto nas redes sociais e decidi me inscrever”, relata.
A entrega das cadeiras foi recebida com muita emoção e carinho pelos familiares presentes. Segundo Kátia, o Natal da família será ainda mais feliz: “Receber antes do Natal é emocionante. Será mais confortável para as festas, e eu tinha medo de sair com a outra cadeira, porque já estava velha. Agora vamos poder aproveitar mais”.
“Mais do que entregar equipamentos, hoje entregamos dignidade e qualidade de vida. Cada cadeira, cada prótese, cada ajuste feito com cuidado, representa o nosso compromisso com a inclusão e com o direito de cada pessoa viver com autonomia. Ver a emoção dos pacientes e familiares nos mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou a secretária da Saúde, Michelle Santos.
Programa Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM)
A iniciativa contempla pacientes das unidades Reabilitar I e II, além do Centro São Camilo.
Em 2022, após 10 anos, a atual gestão retomou o projeto e, por meio da Secretaria da Saúde, vem dando sequência ao programa de aquisição dos aparelhos, que promovem acessibilidade, reabilitação plena e inclusão social para pessoas com deficiência.
A iniciativa prevê a entrega de cadeiras de rodas infantil/juvenil, cadeiras higiênicas, carrinhos posturais adaptados, almofadas, mesas de atividades, próteses, calçados e palmilhas sob medida; além de órteses de membros superiores e inferiores, andadores, muletas e bengalas.
Atendimento Reabilitar – As unidades funcionam como um serviço de habilitação e reabilitação de PCDs. Atendem pessoas com deficiência física, neurológica e amputados, acima de 12 anos, residentes do Município, tanto da Área Insular quanto Continental.
Os requisitos para acesso são a apresentação de uma ou mais dessas condições: Sequela de AVC, sequela de
Covid-19, paralisia facial, paralisia cerebral, amputações, distrofia muscular, atrofia muscular espinhal, síndromes neurológicas, parkinson, esclerose lateral amiotrófica, esclerose múltipla, sequela de tumores cerebrais, síndrome de down, lesões medulares, traumatismo cranioencefálico e doenças pulmonares crônicas graves.
Após encaminhamento da rede de atenção primária, de urgência e emergência ou da especializada, o paciente passa por consulta médica na unidade, e, conforme solicitação do mesmo, será direcionado para cada técnico especializado da unidade, de acordo com a necessidade.
O Reabilitar I e II oferece serviços de fisiatria, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, psicologia, enfermagem e nutrição.
Por Manuela Patrício