Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), data dedicada ao combate à fome, incentivo a hábitos alimentares saudáveis, combate ao desperdício e apoio à produção sustentável, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou, nesta quarta-feira (15), a Feira do Dia Mundial da Alimentação. O evento aconteceu na Avenida Ayrton Senna, na Praia do Itararé.
Os stands ofereceram uma porção de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos e orientações sobre os benefícios da alimentação saudável e boas práticas com alimentos.
Além dos feirantes, estiveram presentes a Diretoria de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação (Seduc) e membros do programa Coop Clima, que distribuíram mudas de árvores sob a orientação de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Além disso, uma barraca disponibilizou informações sobre medidas de enfrentamento às mudanças climáticas e divulgou a Oficina Participativa e de Avaliação (OPA!).
A supervisora de Segurança Técnica de Segurança Alimentar da Sedes, Rosana Leite, destacou a importância do evento:
“A ideia desse encontro é criar um ambiente no qual esses grupos se encontrem, troquem informações, reflitam sobre como integrar suas ações e ofereçam serviços para os consumidores, especialmente para aqueles que frequentam as feiras de produtos orgânicos, que acontecem toda quarta-feira”.
O comerciante Renato Watanabe comentou sobre o impacto da feira:
“Acredito que hoje há um número maior de pessoas buscando alimentos mais saudáveis, e esta feira é uma excelente oportunidade para a população consumir esses produtos.”
Esses hábitos devem ser cultivados desde a infância, com uma alimentação escolar adequada, como destacou a nutricionista Érica Pimentel:
“Aqui, a população terá orientações sobre alimentação saudável na vida dos pequenos, como montar uma lancheira saudável para as crianças e preparar receitas. Também oferecemos orientações sobre a importância da hidratação, especialmente no verão, e disponibilizamos um e-book com receitas saudáveis para a estação.”
Nesse sentido, a professora aposentada Janira Pinheiro (67) compartilhou sua experiência durante a feira:
“Estou achando muito importante o foco na sustentabilidade, principalmente nos produtos orgânicos, porque somos acostumados com alimentos nem sempre saudáveis. Isso é um grande estímulo para começarmos a nos cuidar, especialmente o pessoal da terceira idade, e isso tem que começar desde a infância. Quanto mais cedo, melhor, para que, ao chegar na minha idade, possam colher os frutos de uma vida mais saudável.”
A iniciativa contou com a colaboração de importantes parceiros, como o projeto musical Fábio Fênix, o Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional da Baixada Santista (ObSAN-BS) e a Universidade de São Paulo (USP), além do apoio fundamental da Feira EcoArt, um espaço dedicado à comercialização de produtos da economia popular e solidária.