A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), obteve uma importante conquista ao ser aprovada em três programas de residência médica: Medicina de Família e Comunidade; Ginecologia e Obstetrícia e Cirurgia Geral, do Ministério da Saúde e da Educação, neste mês de dezembro, que possibilitará a formação de novos médicos em sua rede de saúde, contribuindo diretamente para a qualificação da assistência à população e para o fortalecimento dos serviços oferecidos.
Para estar apta ao programa, a Sesau precisou realizar uma série de adequações, tanto na equipe quanto na estrutura das unidades de saúde, um trabalho iniciado em 2022: "Esse trabalho iniciou em 2022, onde diversas ações foram realizadas, como a qualificação dos profissionais de residência e a realização de cursos específicos. Passamos por um processo de formação para garantir que os profissionais tivessem a especialização exigida, o RQE (Registro de Qualificação de Especialista), e que a rede de saúde estivesse adequadamente estruturada para receber as equipes de residentes”, explicou Daniela Crescente Arantes Araújo Marques, Coordenadora de Educação Permanente e Humanização em Saúde.
A coordenadora ainda comentou sobre as etapas realizadas ao longo desses anos: “Foi necessário passar por uma série de etapas, incluindo visitas, análise de dados e adequações estruturais. Nosso esforço foi contínuo, com a equipe da Coordenação de Residência Médica (Coreme) atuando ativamente para garantir que todas as exigências do MEC e do Ministério da Saúde fossem atendidas”.
Outro marco conquistado foi a publicação do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino e Saúde (COAPES), do Ministério da Saúde, que formaliza oficialmente a parceria entre a gestão municipal de saúde, as instituições de ensino (como universidades ou faculdades de medicina) e as unidades de saúde que atuarão como campos de estágio e prática para os alunos e residentes de programas de saúde.
"Essa aprovação representa o reconhecimento do trabalho sério, técnico e comprometido que vem sendo desenvolvido por toda a equipe de saúde do Município. Estamos fortalecendo a formação em saúde, promovendo a qualificação da nossa rede e garantindo um SUS mais eficiente e acessível para a população", ressaltou a secretária da Saúde, Michelle Santos.
Com a aprovação do programa de residência e do COAPES, a expectativa é que no primeiro semestre de 2026, novos profissionais já sejam integrados à rede, melhorando a assistência à população, com médicos em formação atuando diretamente na rede de saúde do município e com isso, conseguindo aumentar sua cobertura na atenção primária, saúde da mulher e da atenção cirúrgica.
Além disso, fixa profissionais em São Vicente, reduzindo a rotatividade e fortalecendo vínculos, a integração efetiva entre ensino, serviço e gestão, melhorando a qualidade do cuidado prestado à população, promove a valorização dos serviços e das equipes de saúde do município e consolida a Cidade como referência regional na formação médica e no fortalecimento do SUS.
Por Guilherme Gebara