A manhã desta terça-feira (27) marcou mais um capítulo simbólico na história da educação de São Vicente. Sorrisos e emoções marcaram a inauguração da AMEI Humaitá – Luís Fernando Veríssimo, a oitava escola em tempo integral inaugurada pela atual gestão. O evento contou com a presença do prefeito Kayo Amado, da filha do escritor, Mariana Veríssimo, além de autoridades municipais.
Dando sequência às festividades do aniversário de 494 anos da Cidade, a cerimônia contou com a execução dos hinos Nacional e de São Vicente, apresentações de jogral e ballet — protagonizadas por alunos da rede municipal —, falas das autoridades e o descerramento da placa inaugural.
Localizada no Humaitá, a unidade atenderá cerca de 150 alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, oferecendo atividades curriculares no turno regular e extracurriculares no contraturno. Os estudantes terão acesso a oficinas artísticas, ambientais, musicais, de leitura, entre outras.
Com ampla estrutura, o espaço dispõe de climatização, acessibilidade e salas adaptadas para as oficinas extracurriculares.
O prefeito Kayo Amado destacou a entrega como símbolo de pertencimento e realização de sonhos para a comunidade.
“Hoje celebramos o início de uma nova história. É uma estrutura de qualidade para acolher nossos pequenos com dignidade, de forma humanizada. É um espaço onde poderão sonhar e pertencer.”
“Nunca esqueço do dia em que entregamos uma escola e uma criança olhou para mim e perguntou: ‘Tio, isso aqui é um shopping?’. Essa era a referência que ela tinha de um espaço amplo, estruturado e cheio de vida”, completou.
A secretária de Educação, Michelle Paraguai, ressaltou a importância da entrega e da referência ao escritor Luís Fernando Veríssimo.
“Criamos um ambiente completamente adaptado para a leitura. Um redário debaixo das árvores para que as crianças possam compartilhar momentos de harmonia e alegria. Que essa AMEI seja um território do saber e da leitura. Por isso, a homenagem ao nosso querido Luís Fernando Veríssimo”.
Moradora do Humaitá, a diretora Simone Souza Oliveira da Silva descreveu o sentimento de contemplar a entrega como símbolo de identidade para as futuras gerações.
“Hoje não falo apenas como diretora e moradora do bairro, mas como alguém que percorre o Humaitá há mais de 30 anos. Sonhei muitas vezes com as crianças podendo contar com um espaço dessa magnitude, sem precisar atravessar a ponte”.
Ela também dedicou palavras ao chefe do Executivo vicentino:
“Prefeito Kayo Amado, sua gestão tem mostrado que educação não é gasto, é investimento. Essa escola não é apenas cimento e tinta, é um centro de oportunidades que irá priorizar o bem-estar, a formação e o desenvolvimento humano”.
Homenagem
“A biblioteca é o lugar onde começamos a nos conhecer.” Parafraseando o lendário escritor Luís Fernando Veríssimo, a nova escola reflete a proposta de incentivo à leitura. Com base nesse conceito, a Secretaria de Educação (Seduc) homenageia um dos principais nomes da literatura brasileira, batizando a unidade com seu nome.
Presente na inauguração, Mariana Veríssimo — filha de Luís Fernando Veríssimo — emocionou-se ao ser presenteada com um quadro retratando a imagem de seu pai, produzido pelo artista José Rico.
“Meu pai com certeza estaria muito feliz com a qualidade dessa escola e com a dedicação de cada profissional envolvido. Hoje percebo que ele e sua obra seguem vivos, deixando um legado para que essas crianças possam sonhar e pertencer”, declarou.
“É uma alegria começar o dia no bairro em que morei por quase 30 anos da minha vida e onde despertei para a política. Foi no Humaitá que entendi que a política é uma ferramenta de transformação social e de qualidade de vida para as pessoas. Esse local estava completamente abandonado. Hoje, ao entregar essa linda escola, temos a certeza de que fizemos a escolha certa. Este é o governo que valoriza a educação”, discursou a vice-prefeita Sandra Conti.
Investimentos
Fenômeno de transformação social, a educação tem recebido investimentos históricos nos últimos anos em São Vicente. Além da criação das AMEIs (Ambientes Municipais de Educação Integral) como política pública, a atual gestão é responsável por aquisições inéditas de material e uniforme escolar, revitalizações, ampliação da climatização das escolas e entrega de equipamentos multimídia às unidades.
Essas ações já refletem em conquistas expressivas. No ano passado, o índice de alfabetização da Baixada Santista apontou o avanço de São Vicente, que saiu da penúltima para a 5ª posição no ranking regional. Além disso, a Cidade reduziu em 90% a fila de espera por vagas em creches.
“Todos os dias acordo e encontro um sol no horizonte. Aqui é um pedacinho desse sol. Hoje é um dia especial, pois estamos entregando uma fábrica de sonhos. A gente entrega o coração e se emociona ao ver a criançada uniformizada, com estrutura na sala de aula. Isso é pertencimento.”
Além da AMEI Luís Fernando Veríssimo, São Vicente conta com as seguintes unidades de ensino integral: Rei Pelé (Samaritá), Duque de Caxias (Guaçu), Maria de Lourdes Batista (Parque São Vicente), Vera Lúcia Machado Massis (Cidade Náutica), Narizinho, Emília e Visconde de Sabugosa (Tancredo).