A manhã desta sexta-feira (6) marcou um novo avanço para a mobilidade urbana de São Vicente e de toda a Baixada Santista. A ciclovia da Avenida Tupiniquins, no Japuí, foi reinaugurada após revitalização completa, resolvendo uma antiga demanda, que colocava em risco os ciclistas e pedestres. A cerimônia contou com a presença do prefeito Kayo Amado, do subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, e de autoridades municipais.
Com 1,7 km de extensão, a obra incluiu a substituição de todo o piso cicloviário, execução de guias e sarjetas, pavimentação, nova sinalização, iluminação e a construção de muro de contenção, garantindo mais segurança e estabilidade ao trecho. O espaço também recebeu um muro com intervenção artística do grafiteiro Caio Soares.
O investimento de R$ 1,9 milhão foi viabilizado pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), a partir de articulação conduzida por Kayo Amado, enquanto presidente do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista).
A entrega beneficia não apenas São Vicente, mas toda a região, ao fortalecer a conexão cicloviária entre a Primeira Cidade do Brasil e Praia Grande, integrando deslocamentos diários de trabalhadores e estudantes.
“Todos os dias, moradores passam por São Vicente no trajeto entre Praia Grande e Santos. Essa obra parecia simples, mas exigiu intervenções complexas de engenharia. Hoje ligamos São Vicente à região de forma digna e segura. É possível pedalar de Praia Grande a Guarujá passando por aqui. Isso é mobilidade metropolitana”, afirmou o prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexsandro Ferreira, destacou que a intervenção eliminou um trecho crítico. “Havia um estrangulamento que obrigava as pessoas a acessar a pista de rolamento, dividindo espaço com carros, o que causava acidentes. Estamos conectando os eixos cicloviários para ampliar a segurança e incentivar a mobilidade ativa.”
Já o subsecretário José Police Neto ressaltou os ganhos para a qualidade de vida. “A bicicleta é uma ferramenta de mobilidade, saúde e liberdade. Investir em ciclovias é investir em cidades mais humanas.”
Investimentos
A nova estrutura integra um conjunto de ações do Município para modernizar a mobilidade urbana, como as ciclovias das avenidas Tupiniquins e Antônio Emmerich, a integração do VLT aos ônibus municipais e a implantação de faixa azul nas avenidas Ayrton Senna, Itararé e Marechal Deodoro.
Ao final, Kayo Amado reforçou a importância do planejamento regional. “As cidades não precisam de muros nem disputas. Precisam de pontes e conexões. Quando trabalhamos juntos, quem ganha é a população.”