Entre risadas e brincadeiras, os Doutores do Riso chegaram ao Hospital do Vicentino para alegrar o dia de funcionários e pacientes. A ação foi realizada pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), nesta quinta-feira (5), com a participação dos voluntários da ONG Risos Bordados de Amor, que percorreram todo o hospital, levando sorrisos e muito acolhimento por onde passavam.
Durante a visita, os voluntários promoveram brincadeiras divertidas, com músicas, mágicas e muitas piadas. Além disso, os pacientes vivenciaram momentos de conversa, escuta e oração, por meio de um acolhimento lúdico que divertiu e reforçou a importância do sorriso no processo de recuperação.
Para o paciente André Gustavo Freitas, de 65 anos, a visita dos Doutores do Riso traz uma reflexão sobre a importância do sorriso. “Faz a gente sorrir. Pessoas que ficam aqui por muito tempo precisam disso. É um jeito de mostrar cuidado com risadas”, compartilha.
Quem também aproveitou bastante a visita foi Quitéria Gomes de Souza Alves, de 84 anos, que cantou, se divertiu e agradeceu o cuidado dos profissionais do hospital. “Os médicos e enfermeiros me tratam muito bem, são ótimos. A visita dos doutores chegou para nos alegrar. Espero que tenha sempre. Cantamos muito”.
A ação foi planejada pela enfermeira da Educação Permanente, Márcia Maria Costa Conte, que entrou em contato com Maria do Socorro, presidente da ONG Risos Bordados de Amor, conhecida como Doutora Zerefina, que também participa das interações com os pacientes. O principal foco da iniciativa é reforçar o acolhimento e proporcionar momentos de paz, especialmente para pacientes de longa permanência.
“A visita dos Doutores do Riso é muito importante, porque transforma o ambiente hospitalar. O riso humaniza, aproxima e quebra, mesmo que por alguns minutos, a rotina pesada da internação. Para o paciente, traz leveza, reduz a ansiedade e ajuda no processo de recuperação. Para os servidores, é um respiro no dia a dia, lembrando o porquê escolhemos cuidar das pessoas”, explica Márcia.
“Acreditamos no poder do riso e da alegria como forma de cura, assim como na oração. Quanto mais amor, melhor para toda a sociedade. Isso ajuda na recuperação dos pacientes e mostra à pessoa que está em um momento vulnerável que sorrir também ajuda. Para os funcionários, que vivem uma rotina intensa, um sorriso muda muita coisa”, destaca a presidente da ONG.
A secretária da Saúde, Michelle Santos, frisou a importância da ação para pacientes e servidores: "A ação dos Doutores do Riso reforça que o acolhimento vai além do tratamento clínico, levando afeto, escuta e esperança aos pacientes e também aos nossos servidores. São iniciativas como essa que transformam o ambiente hospitalar e fazem a diferença no processo de recuperação”.
Por Manuela Patrício