A Prefeitura de São Vicente lançou, na noite desta terça-feira (10), o programa “São Vicente no Eixo”, pacote de reurbanizações que prevê intervenções estruturais sobre as principais vias de circulação da Cidade. Com investimento superior à marca de R$ 36,5 milhões, a iniciativa contempla vias de grande fluxo de moradores, trabalhadores e turistas, reforçando o processo de transformação do Município. A cerimônia foi realizada no Espaço Plataforma (Ilha Porchat), contando com autoridades municipais e acadêmicas e integrantes do setor privado.
Os projetos incluem melhorias de acessibilidade, requalificação de calçadas, ciclovias, reorganização viária e paisagismo nas avenidas Capitão-Mor Aguiar, Capitão Luiz Antônio Pimenta, Linha Amarela e no canteiro central do Itararé — eixos considerados estratégicos para a mobilidade, o comércio e o turismo. O programa também compõe o projeto de extensão do VLT à Área Continental.
“Estamos preparando São Vicente para um novo ciclo de desenvolvimento. A Cidade vai receber o Instituto Federal, um novo complexo materno-infantil e a expansão do VLT. É o início de uma nova história”, afirmou o prefeito Kayo Amado.
Intervenções
Linha Amarela – Principal ligação entre a região Insular, a Área Continental e municípios vizinhos, a via receberá calçadas padronizadas com o piso nos dois lados da via, ampliação de vagas de estacionamento, implantação de travessias elevadas e novo paisagismo.
Av. Capitão-Mor Aguiar – Eixo de conexão com o centro comercial e futuro endereço do Complexo Materno-Infantil, terá calçadas padronizadas nos dois lados da via, ciclovia no canteiro central e rampas de acessibilidade, além de ciclofaixas integrando a via à Linha Amarela.
Av. Capitão Luiz Antônio Pimenta – Porta de entrada da cidade e futura sede do Instituto Federal, será reestruturada com calçadas padronizadas dos dois lados da via, ciclovia, travessias elevadas e paisagismo.
Canteiro central do Itararé – O canteiro central do Itararé ganhará reurbanização, paisagismo, acessibilidade e ajustes nos acessos de todo o canteiro central, ligando todo o trecho da Ilha Porchat até a divisa com Santos. O projeto também contempla a revitalização da Praça Elos Clube — reforçando as conexões com a tradição portuguesa. O local possui um monumento do poeta lusitano, Luís de Camões.
VLT para a Área Continental – Com 7,5 km de linha ferroviária, o VLT chegará à Área Continental por meio de quatro novas estações: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Terminal Samaritá.
Os projetos entrarão em processo licitatório nos próximos dias e as obras iniciarão ainda neste semestre.
Para o diretor da Unesp – Campus São Vicente, Odair Almeida, as intervenções fortalecem a integração urbana. “Conexão é a palavra-chave. A melhoria dos acessos amplia a segurança e facilita a mobilidade de estudantes, servidores e moradores do entorno.”
“As cidades que crescem são as que planejam. Estamos organizando São Vicente para os próximos 500 anos, com obras que devolvem autoestima, atraem investimentos e melhoram o dia a dia da população”, concluiu Kayo Amado.