Visando o fortalecimento das ações de proteção à população vicentina, o Conselho Municipal de Segurança Pública (COMSEP) realizou, nesta terça-feira (5), sua 4ª reunião ordinária, sediada na Câmara Municipal de São Vicente. O encontro reuniu autoridades e representantes das forças de segurança com o objetivo de debater medidas de integração entre os órgãos estaduais e municipais de segurança pública, além de discutir melhorias viárias e apresentar o balanço de ocorrências da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM).
Entre as pautas abordadas, destacou-se a articulação com representantes da EcoRodovias. A participação da concessionária reforça a importância do diálogo entre o poder público e a iniciativa privada na construção de soluções conjuntas para os desafios da segurança viária.
As reuniões do COMSEP ocorrem mensalmente, sempre na primeira terça-feira útil de cada mês, e têm como finalidade articular ações entre os órgãos envolvidos na segurança urbana, promovendo o planejamento integrado e a cooperação mútua em benefício da população.
Estiveram presentes representantes da Secretaria de Defesa e Organização Social (SEDOS), da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar, da Polícia Penal, da OAB, dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG), da Associação dos Guardas Civis Municipais da Baixada Santista, além dos convidados da EcoRodovias.
Presidente do Conselho e secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno destacou o papel estratégico do COMSEP: “O Conselho Municipal como órgão responsável pela formulação de políticas públicas voltadas à cidadania e à segurança urbana, tem papel fundamental ao promover a articulação entre as forças de segurança. Essa integração é essencial para o Município. A participação da EcoRodovias nesta reunião foi especialmente relevante, pois, por meio do diálogo, conseguimos identificar necessidades concretas na rodovia, e desta forma pudemos cobrar ações efetivas não apenas da Polícia Militar e da Polícia Civil, mas também do Governo do Estado, para que haja um reforço no policiamento em São Vicente”.
O comandante da Guarda Civil Municipal e vice-presidente do COMSEP, Rubens Goes, também ressaltou a importância da cooperação institucional: “A partir dessas reuniões, conseguiremos ter um subsídio para a elaboração do plano municipal de segurança pública e, para isso, os órgãos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública têm que estar coordenados e interagindo conjuntamente. A população só tem a ganhar, pois teremos maior coordenação e integração para que os serviços públicos e a segurança da população sejam ainda melhor atendidos”.
Neste ano, o COMSEP já realizou diversas ações de simulações de ocorrências, com o objetivo de testar e integrar as equipes e capacitar os participantes para atuação em situações reais de emergência e desastres. Foi realizada a simulação de ocorrência de incêndio, em parceria com o Corpo de Bombeiros, onde em menos de 5 minutos as chamas foram controladas, em uma ação que envolveu 50 profissionais. Em uma integração entre a Polícia Militar e Prefeitura, onde as equipes conseguiram, com eficácia, encerrar a ação simulada. E, para fechar o semestre, em parceria com o Exército Brasileiro, foi realizado um treinamento de resgate em situações de soterramento, que contou com uma força-tarefa intersecretarial.
Embora seja de responsabilidade do Estado, em âmbito municipal, a segurança pública tem passado por uma verdadeira transformação, através da renovação de toda a frota de viaturas, aquisição de armamentos, coletes balísticos e radiocomunicadores, além da habilitação da Guarda Civil Municipal (GCM) para o porte de arma de fogo, garantindo melhores condições de trabalho aos agentes.
Por Luis Gomes