Continuando as ações do Maio Amarelo, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), realizou, nesta terça-feira (20), mais uma ação educativa na Cidade, desta vez, voltada para quem utiliza bicicletas elétricas, patinetes e outros equipamentos de mobilidade individual. A ação aconteceu nas ciclovias do Itararé, buscando orientar os condutores sobre as regras de circulação de veículos nas ciclovias, conforme o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
Durante as abordagens, os agentes de trânsito explicaram as diferenças entre os tipos de veículos:
Bicicletas elétricas com pedal assistido e motor de até 1.000W (sem acelerador): com velocidade máxima de 32 km/h, podem circular normalmente em ciclovias, ciclofaixas e vias urbanas, sem necessidade de habilitação ou registro.
Patinetes e equipamentos elétricos de mobilidade individual, com velocidade de até 32 km/h, podem circular em ciclovias se houver autorização do órgão de trânsito local.
Ciclomotores (veículos com motor de até 50 cm³ ou 4.000W e velocidade máxima de 50 km/h) exigem habilitação (ACC ou categoria A), além de registro e licenciamento. Esses, não podem circular em ciclovias.
Todos os veículos que possuem motores à combustão são no mínimo ciclomotores, e, passando de 50km/h, são considerados motocicletas, exigindo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A.
A ação reafirma o foco da Semob em promover o uso consciente desses meios de transporte, para, assim, melhorar a segurança no trânsito e facilitar a convivência entre todos os motoristas da cidade.
" Estamos trabalhando sempre para conscientizar a população da importância de seguir as leis, seguiremos com mais ações como essas, para ajudar na segurança de todos". Destaca Paulo Farat, coordenador de educação para o trânsito.
Maio Amarelo: Desde 2013, o Maio Amarelo foi instituído pela Organizações das Nações Unidas (ONU), visando reduzir o número de mortes e feridos no trânsito, promovendo a conscientização e a adoção de comportamentos mais seguros.